Título: Apesar da crise, Marina continua forte
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 02/02/2008, O País, p. 5

Ministra, que tem status de consciência crítica de Lula, ficará no governo.

BRASÍLIA. Uma semana depois da divulgação de dados que apontam o aumento do desmatamento na Floresta Amazônica, é grande o desconforto no Palácio do Planalto com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva transparece, de forma reservada, a sua contrariedade com Marina. Mas a avaliação interna é de que a ministra não ficou enfraquecida com o episódio.

Apesar de o presidente Lula não ter verbalizado o nome de Marina em nenhum momento, a avaliação no núcleo do governo é de que Marina deu grande visibilidade ao validar imediatamente os números do Inpe que apontam a devastação na Amazônia. O que o presidente Lula desejava é que, antes de qualquer divulgação, deveria ter sido feita uma análise mais detalhada dos dados. Ele acha que houve precipitação do grupo ambientalista do governo.

Segundo um assessor, a grande preocupação de Lula é com a repercussão internacional sobre os números que apontam o desmatamento na Região Norte do Brasil. Tudo o que Lula não quer, lembra essa fonte, é ficar com o carimbo de que é um presidente desconectado da causa ambiental.

No Planalto, a constatação é que qualquer outro ministro que tivesse contrariado o presidente de forma pública estaria em situação delicada. Mas não no caso de Marina. Apesar de ter desautorizado Marina publicamente esta semana, o presidente Lula tem respeito pela ministra do Meio Ambiente.

Prestígio internacional também favorece ministra

Lula considera Marina uma espécie de consciência crítica do seu governo, além de símbolo internacional da bandeira verde. Essa é considerada a principal força da ministra no governo. O presidente reconhece que ela tem uma função na sua equipe, principalmente para frear ações mais ousadas que possam atingir o meio ambiente.

- A ministra Marina está forte no governo. Ela tem um papel importante - ressaltou o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro.

Apesar de desautorizada pelo próprio Lula, os sinais que chegam ao núcleo do governo são de que Marina nunca se abalou com os enfrentamentos internos. Pelo contrário. Segundo amigos da ministra, ela prefere fazer esse embate dentro do governo do que ficar de fora, sem poder para interferir nas decisões internas.

- Marina sabe que não vai conseguir ganhar todas as batalhas. Mas considera que tem conseguido vitórias significativas dentro do governo para impedir os excessos - observou um amigo da ministra.