Título: Site da PF volta a agendar retirada de passaporte
Autor:
Fonte: O Globo, 02/02/2008, O País, p. 9

Usuários no Rio só podiam marcar o serviço para 2009, mas correção de falha no software permitiu abertura de vagas.

RIO e BRASÍLIA. A Polícia Federal informou ontem que foi normalizado o agendamento para a retirada do novo passaporte nos quatro postos do Rio de Janeiro. Diferentemente do que havia sido divulgado pela PF anteontem, o serviço funcionará normalmente durante o carnaval. A correção de uma falha no software que programa os agendamentos permitiu a abertura de novas vagas ainda em fevereiro. Mas a procura fez com que, ao longo do dia, elas fossem se esgotando rapidamente.

À tarde, de acordo com levantamento feito pelo GLOBO no site da PF na internet (www.dpf.gov.br), havia vagas disponíveis para 19 de fevereiro no posto de atendimento do Aeroporto do Galeão, mas nos shoppings Leblon e Via Parque só era possível encontrar datas a partir de 19 de março, e no posto do shopping Rio Sul, só para 3 de abril. Na delegacia da PF em Niterói, continuava não sendo possível encontrar vagas durante todo o ano de 2008. Em Nova Iguaçu, era possível agendar para 29 de fevereiro.

O agendamento havia sido suspenso até que fosse descoberto o que provocou filas e transtornos nos postos do Rio, mas a PF anunciou ontem ter detectado o problema. Por uma falha no software, não foram cancelados os agendamentos de pessoas que retiraram os seus passaportes com antecedência, alegando necessidade de urgência. Por esse motivo, entre 3 mil e 4 mil horários estavam ocupados por quem já estava com o documento nas mãos.

- Essas pessoas que alegaram urgência foram atendidas. Mas isso acabou prejudicando quem estava tentando agenda - reconheceu a coordenadora-geral de Polícia de Migração da PF, Gilse Landgraff.

Policiais poderão ter que fazer mutirão

Ela disse que a PF continuará a atender os pedidos de urgência, mas determinou a todas as superintendências do país que não ultrapassem 20% da capacidade diária de atendimento. Segundo ela, se ocorrerem novos problemas no Rio, os policiais trabalharão em regime de mutirão. Na cidade, são feitos 350 atendimentos por dia. Em todo o país, são cinco mil.

Ao detectar a falha do software, técnicos da PF iniciaram uma depuração do sistema para cancelar todos os agendamentos de pessoas que já tiraram o documento. Isso fez com que, pela manhã, surgissem vagas para a próxima semana. No Galeão, havia horários já para a próxima sexta-feira (8). Além do Galeão, a PF mantém postos nos shoppings Leblon, Rio Sul e Via Park. O telefone para dúvidas é: 0800-978-2336.