Título: Mantega diz não temer efeitos da crise
Autor:
Fonte: O Globo, 05/02/2008, Economia, p. 14

Mercado interno e reservas garantem capacidade de reação.

A crise financeira global não ameaça o crescimento brasileiro este ano, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao jornal econômico francês "Les Echos". Segundo a BBC, o ministro demonstrou, ao falar ao jornal francês, estar "muito confiante" na estabilidade macroeconômica e nos bons fundamentos do país.

De acordo com Mantega, o ciclo de crescimento brasileiro é "durável" e baseado na ampliação do mercado interno e em recordes de investimentos externos, além de reservas internacionais maiores.

Segundo a reportagem, o ministro negou que a dinâmica econômica do país esteja pondo a Amazônia em risco, mas teria reconhecido que o governo tem dificuldade em controlar a perda de floresta.

Encontrar o ponto de equilíbrio entre a gestão sustentável da floresta e o desenvolvimento econômico seria "talvez o desafio mais ambicioso do Brasil", teria dito Mantega ao "Les Echos", durante a entrevista em Paris. Uma delegação brasileira esteve na França para negociar uma parceria no âmbito de segurança e poderio militar.

Na mesma edição, o "Les Echos" traz uma reportagem com o ministro Roberto Mangabeira Unger sobre o interesse do Brasil em um acordo de transferência de tecnologia militar com a França que permita ao país, por exemplo, ter um submarino nuclear.