Título: Escândalo repercute no exterior
Autor:
Fonte: O Globo, 07/02/2008, O País, p. 8

O mais novo escândalo do governo Lula já tem repercussão no exterior. Em sua edição impressa de ontem, o "El País", da Espanha, disse que "o fantasma da corrupção" voltou a assombrar o governo. O jornal diz que o envolvimento de ministros e assessores no caso dos gastos nos cartões de crédito corporativo está causando "pânico na Presidência da República". O "La Nación", da Argentina, afirma que a crise está respingando em pessoas próximas ao presidente Lula.

O "El País" lembra que o escândalo já fez a primeira vítima, a ex-ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria de Igualdade Racial. O jornal destaca que ela assumiu ter usado o cartão corporativo para fazer compras num free shop e ainda para o aluguel de veículos, alegando erros administrativos. O diário espanhol ressalta que é a oitava vez que o presidente Lula perde um ministro por motivos relacionados à corrupção desde que assumiu o governo, em 2003.

Os dois jornais citam os gastos da segurança de Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do presidente Lula. O "La Nación" repercutiu ainda a reação da oposição, que ameaça criar uma CPI, citando os deputados tucanos Carlos Sampaio, Luiz Carlos Hauly e Antonio Carlos Pannunzio, e o senador Arthur Virgílio. "Vários legisladores temem que, através do cartão corporativo, o governo tenha montado uma "caixa preta" de desvio de recursos públicos", diz o jornal.