Título: ¿Infecção é inevitável¿
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 28/04/2009, Mundo, p. 20-23

Diretor do Centro de Colaboração para Referência e Pesquisa em Influenza da Organização Mundial de Saúde (OMS), o japonês Masato Tashiro disse ao Correio que a ameaça representada pelo H1N1 é muito grave.

A gripe suína poderia matar milhares de pessoas em todo o mundo? Sim. O vírus tem sido transmitido entre pessoas do México, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Espanha. Esperamos que o H1N1 se espalhe para outros países. Trata-se de um vírus novo e, por isso, a maior parte da população mundial não possui imunidade. Ainda que o subtipo do H1N1 seja o mesmo do influenza sazonal (subtipo russo), sua antigenicidade é bem diferente.

O que torna esse microorganismo imprevisível? O H1N1 é um híbrido com quatro vírus diferentes. Apesar de a principal antigenicidade ser similar à dos clássicos vírus da gripe suína, a natureza de replicação e outras características são diferentes em algum aspecto. Provavelmente será difícil encontrar pacientes com este vírus em influenza sazonal.

De que modo o H1N1 surgiu? Uma combinação particular de segmentos do gene viral ou alguma específica mutação deve ter ocorrido entre os porcos em algum lugar. O vírus H1N1 está em constante mutação.

De que maneira as pessoas podem se proteger? Sem imunidade efetiva, a infecção se torna inevitável. De qualquer modo, a maior parte dos pacientes permanece com sintomas moderados, como os da gripe comum. As drogas Relanza e Tamiflu são eficientes. O tratamento com elas será de grande valia. Precauções pessoais e higiene, como evitar viagens desnecessárias, lavar as mãos e usar máscaras serão necessárias. (RC)