Título: Medo em duas frentes
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 28/04/2009, Mundo, p. 20-23

Tremor de 5,7 graus abala a Cidade do México, enquanto metrópole luta para conter a doença

No momento em que o ministro da Saúde do México, José Ángel Córdova, explicava aos jornalistas sobre a situação da gripe suína no país, um terremoto de 5,7 graus na escala Richter sacudiu a cidade. Nas ruas do centro, moradores com o semblante assustado, parcialmente oculto por máscaras, buscavam proteção. O terremoto não deixou feridos nem causou danos, mas o mesmo não se pode dizer da doença. O governo mexicano confirmou a morte de 149 pessoas e anunciou que mais de 1.600 pessoas foram atingidas pela enfermidade.

¿A situação é grave, mas esperamos que melhore logo¿, disse um alto funcionário do Ministério de Relações Exteriores mexicano ao Correio, por e-mail. O presidente Felipe Calderón garantiu que a doença é ¿séria, mas curável¿ se tratada a tempo e que o México conta com medicamentos ¿suficientes para atender os casos que ocorrerem¿.

O vírus da gripe suína afetou 40 pessoas nos Estados Unidos, mas o presidente Barack Obama pediu calma aos americanos e por enquanto não fechará a fronteira com o México. ¿É obviamente um motivo para preocupação que requer um elevado estado de alerta. Mas não é razão para alarme¿, disse em um discurso na Academia Nacional de Ciências. Obama justificou a decisão do governo em declarar estado de ¿emergência em saúde pública¿ à necessidade de dispor dos recursos necessários para enfrentar o caso de maneira ¿rápida e efetiva¿.

Mas outros países tomaram medidas preventivas que podem isolar o México. Na chegada ao Chile, os jogadores do time de futebol Chivas de Guadalajara passaram por um rigoroso controle sanitário para entrar no país, que sedia uma partida pela Copa Libertadores da América. Cuba limitou os voos ao México e a Comissão Europeia desaconselhou viagens para as áreas atingidas pela doença. China, Tailândia, Indonésia e Rússia proibiram a importação de produtos suínos do México e dos Estados Unidos ¿ apesar de o vírus se propagar apenas pelas vias respiratórias. Por outro lado, o governador Fidel Herrera, da região montanhosa de Perote, negou que a doença tenha começado na sua localidade. ¿(A gripe suína) se localiza na Ásia, na China, daí chegaram os passageiros para a América do Norte e certamente ao Distrito Federal e ao estado do México¿, defendeu Herrera.

Semana crítica Na capital, o governo tenta manter a população em suas casas para evitar que a contaminação se espalhe. O prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard, explicou que esta semana é crítica para frear a propagação do vírus, porque são necessários 10 dias para quebrar a cadeia de transmissão. As aulas foram suspensas e o governo convenceu os empresários a paralisarem as atividades comerciais na capital. O Conselho Coordenador Empresarial (CCE) afirmou que ajustará as jornadas de trabalho em escalas definidas pela Secretaria do Trabalho.

A Associação de Bancos do México (ABM) decidiu ampliar o horário de atendimento para até as 18h de 6 de maio, com o objetivo de facilitar o acesso dos clientes. Algumas agências tentaram barrar clientes usando máscaras para evitar aumento no número de assaltos, mas a medida foi proibida.