Título: Medo de ser o próximo
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 28/04/2009, Mundo, p. 20-23

Um congresso internacional sobre direito, com 932 participantes do mundo inteiro, foi cancelado ontem pelo governo mexicano por causa do surto da gripe suína. Entre os palestrantes do evento, estava o promotor do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Diaulas Ribeiro. Da cidade de Mazatlán, ele contou ao Correio, por telefone, que o clima de medo, presente na população, tomou conta dele também. Diaulas chegou ao México, na sexta-feira passada, para ficar até o próximo sábado. ¿Esse medo me traz à cabeça dois livros: A peste, de Albert Camus, e Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago. Nunca pensei que passaria por uma situação como as descritas por esses autores. Mas é assim que me sinto. Com o medo de ser o próximo¿, descreve.

Diaulas conta que estranhou ao chegar à Cidade do México na sexta-feira passada e ver que o trânsito estava tranquilo, bem diferente do tradicional caos das vias. Esta é a quinta vez que o promotor, também membro do Conselho Nacional do Ministério Público, visita o país. Por isso, conseguiu distinguir a diferença de cenário logo de cara, ainda sem saber o que provocava aquela mudança.

Andou pelas ruas, se deparou com as pessoas de máscara e num primeiro momento chegou a resistir a usar uma. Só entendeu a gravidade da situação ao assistir à televisão. ¿Todos usavam máscaras. Fui tomado pelo pânico e voltei para o hotel. Fiquei trancado lá¿, conta. Da capital, Diaulas seguiu, após responder questionários e passar por inspeção médica no aeroporto, para Mazatlán, no litoral. Era lá que ocorreria o evento. No entanto, ontem pela manhã veio o aviso de cancelamento do congresso ¿por ordens do governo¿.

Cerco sanitário Ele conta da dificuldade de conseguir uma máscara nas farmácias. ¿Saí para comprar o Tamiflu, um antiviral que tem venda livre aqui. Sabia que não poderia usá-lo se não tivesse contaminado. Mas, nessa hora, a gente quer ter alguma arma de proteção. Não encontrei. Estava esgotado, como estão esgotadas as máscaras. Acabei ganhando uma do Exército, que distribuiu 6 milhões em um dia¿, disse. Ele tenta agora voltar para Brasília. Foi à agência de turismo para antecipar as passagens e não teve sucesso. ¿Por enquanto, não poderei sair. Devo aguardar novas decisões governamentais, que sinalizam que só poderei me movimentar no país depois de maio. Falam em cerco sanitário¿, descreve.