Título: Definição vermelha
Autor: Pereira, Merval
Fonte: O Globo, 08/02/2008, O País, p. 4

NOVA YORK. As chances do senador republicano John McCain estão aumentando, e ele pode funcionar como válvula de escape para certo tipo de eleitorado se a briga entre os dois democratas continuar tão acirrada que não permita uma união de forças. McCain é uma figura confiável, bastante inclinado ao centro ideológico, herói de guerra - esteve preso por cinco anos na Guerra do Vietnã. Ao mesmo tempo, sairá com uma boa base, pois o peso do voto do Sul irá para ele em vez de para um candidato afro-americano ou uma mulher, além do fato de que os estados montanhosos - Utah, Idaho, Montana e Colorado - sempre votam com os republicanos, são considerados estados "vermelhos", que é a cor do partido, enquanto o azul é a cor dos democratas.

A votação surpreendente de Mike Huckabee, um pastor evangélico radical, nesses estados do Sul na Superterça é um sinal de alerta da base conservadora do Partido Republicano para McCain: de que ele tem que se curvar ao conservadorismo do partido para poder ser um candidato viável.

São dois políticos radicalmente diferentes, mas é possível que as injunções políticas levem McCain a ter que convidar Huckabee para ser seu vice, a fim de "equilibrar" seu liberalismo com uma postura mais radical.

Esse talvez seja o jogo de Huckabee que, embora tenha ficado em terceiro na disputa dos republicanos, tem importância política maior do que o ex-governador Mitt Romney.

Com sua votação inesperadamente forte na Superterça, Huckabee conseguiu praticamente invalidar a campanha de Romney - que desistiu ontem da corrida.

Huckabee representa um eleitorado que dá importância muito grande aos valores religiosos, misturando mais do que deveria a religião e política. Seriam os eleitores comparáveis no Brasil aos evangélicos seguidores de Garotinho ou do bispo Marcelo Crivella, da Igreja Universal.

É um tipo de eleitor que já foi de George W. Bush, que explora a religiosidade alegando que chegou à Casa Branca com a ajuda de Deus. Logo no início de seu primeiro mandato, ao receber um enviado do Papa com um apelo para que não invadisse o Iraque, Bush teria feito um resumo de sua vida, contando que fora alcoólatra e drogado. E encerrou a conversa com a seguinte argumentação: "O senhor acha que eu estaria aqui hoje se não fosse vontade de Deus?".

Relato semelhante está no livro de um ex-assessor de Bush, David Frum, chamado "O homem certo: a surpreendente Presidência de George W. Bush". Segundo ele, ao receber um grupo de reverendos protestantes, Bush lhes disse: "Vocês sabem, eu tive um problema com bebida. Eu deveria estar agora em um bar do Texas, e não no Salão Oval. Só existe uma razão para eu estar aqui no Salão Oval e não em um bar: eu encontrei a fé. Eu encontrei Deus. Eu estou aqui pelo poder das preces".

Atualmente, há nas livrarias americanas um livro sobre a religiosidade do presidente americano cuja capa é o Cristo com a coroa de espinhos, apoiando sua mão no ombro de George W. Bush. A candidatura de Huckabee representaria essa forte tendência do partido republicano, que já não tem em Bush seu exemplo.

Seria uma candidatura mais forte politicamente do que a da secretária de Estado Condoleezza Rice, uma especulação que começou a correr nos meios republicanos por representar duas minorias que estão em disputa, os negros e as mulheres.

No entanto, a ligação estreita com o governo de George W. Bush, um governo que está sendo rejeitado por todos os candidatos republicanos, retira dela o peso político necessário para fortalecer a candidatura McCain.

Huckabee seria uma espécie de pedágio que McCain teria que pagar à ala conservadora e radical do partido, que já está exigindo dele posições menos "liberais" em relação a questões tão polêmicas como a imigração ou aborto.

Apesar de ser mais "liberal" do que a média dos republicanos, McCain tem posições radicais sobre a Guerra do Iraque, por exemplo. Acha que o país tem que ficar lá "cem anos mais" e que ela representa "a defesa da civilização ocidental".

Mas em outras questões, como por exemplo o financiamento de campanha eleitoral, que está muito em discussão atualmente no país devido aos custos altíssimos das campanhas, McCain tem posições bastante progressistas.

Ele é o co-autor, junto com o senador democrata Russell Feingold, da esquerda de Wisconsin, de uma legislação que limita as fontes de dinheiro nas campanhas eleitorais. E assina com o também democrata senador Ted Kennedy uma proposta bastante liberal para tratar da questão da imigração.

Assim como o tempo está ajudando o candidato democrata Barack Obama na disputa com a senadora Hillary Clinton, também o tempo ajuda o senador John McCain.

Ele está acelerando sua candidatura para tentar definir a vitória já nas próximas semanas. Seria, assim, o primeiro candidato escolhido em campanha, enquanto o outro lado pode continuar uma disputa acirrada até o meio do ano.

Na coluna de ontem, por um lapso coloquei o Tennessee como uma das principais cidades de Missouri, quando na verdade trata-se de um estado fronteiriço a Missouri. As principais cidades do Missouri são St. Louis e Kansas City, onde Obama venceu.

Também ontem, saiu escrito errado o termo pant suit.