Título: 1,3 mil lotes em área nobre
Autor: Mader, Helena
Fonte: Correio Braziliense, 28/04/2009, Cidades, p. 25

O Setor Taquari 2, próximo ao Lago Norte, será criado ainda neste ano, com capacidade para cerca de 6 mil moradores. Terracap vai acelerar o projeto de implantação do novo bairro a fim de evitar a ação de grileiros

Uma nova área habitacional destinada à classe média brasiliense será criada até o fim deste ano. A região de 223 hectares tem localização nobre, com vista para o Lago Paranoá e próxima ao Lago Norte. O futuro Setor Taquari 2 terá 1,3 mil lotes residenciais e 19 projeções comerciais, com capacidade para até 6 mil moradores. A Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) vai acelerar a elaboração dos projetos de implantação do novo setor para evitar invasões. A área é alvo constante de grileiros e as demolições de obras irregulares são frequentes. Criminosos derrubaram parte dos piquetes e placas colocados recentemente.

A região fica às margens da DF-001, conhecida como Estrada Parque Contorno, e se estende até o Setor de Mansões do Lago Norte. A entrada para o terreno fica próxima ao Balão do Colorado, logo depois do Centro Integrado de Guerra Eletrônica do Exército. O futuro bairro é a continuação do Setor Taquari, que hoje tem 1,5 mil moradores. De acordo com a Terracap, ele será diferenciado. ¿Vamos fazer um bairro verde, ecologicamente correto como o Setor Noroeste. A infraestrutura será construída de forma a minimizar o impacto ambiental¿, destaca o presidente da Terracap, Antônio Gomes.

A área do Taquari 2 já era prevista como zona urbana antes mesmo da aprovação do novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). ¿Mas o Pdot é importante porque traz os índices de densidade populacional. O Setor Taquari 2 está dentro de uma zona urbana de uso controlado, cujos parâmetros de ocupação se assemelham aos dos lagos Sul e Norte¿, explica o diretor Técnico da Terracap, Luís Antônio Reis. Hoje, um lote no Setor Taquari pode alcançar R$ 200 mil. A expectativa é que os preços iniciais dos imóveis no novo bairro fiquem em torno desse valor.

Atualmente, as marcas de tentativa de grilagem estão em toda a área do Setor Taquari 2. Há pistas abertas em meio ao cerrado e os piquetes com a logomarca do GDF foram derrubados por um trator. ¿Nós colocamos placas indicando que a propriedade da área é da Terracap, mas elas são derrubadas constantemente. Nossa ideia é aprovar os projetos e licitar os lotes o quanto antes¿, explica Reis. Depois de elaborar os levantamentos técnicos da área, o GDF vai enviar o pedido de licenciamento ambiental ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Chácaras Próximo ao futuro bairro, há chacareiros que ocupam terrenos rurais há décadas. O governo garante que manterá os produtores onde estão e que os lotes serão regularizados. A construção do Setor Taquari 2 não vai afetar as chácaras. ¿Esperamos pela regularização e lutamos pela posse dos terrenos há muitos anos. Nossa expectativa é conseguir a documentação de concessão do direito de uso¿, afirma o funcionário público Paulo Afonso de Carvalho Lopes, 49 anos, que mora em uma chácara da região há 18 anos.

O governo promete entregar o Setor Taquari 2 com todas as benfeitorias prontas, como asfalto, redes de água e esgoto e iluminação. Essa é uma grande preocupação de moradores de regiões próximas. Isso porque os lotes do Taquari foram vendidos sem a consolidação da infraestrutura pública. Até hoje, a comunidade local reclama da falta de urbanização. ¿O governo deveria acabar a infraestrutura daqui antes de licitar um novo setor. Precisamos de obras, melhorias no trânsito, mais segurança e calçadas¿, destaca o integrante do Conselho Comunitário do Taquari, José Gadelha.

O advogado João Jacques Montandon também mora no Taquari e destaca que o futuro bairro vizinho pode ser importante para valorizar toda a região: ¿Ninguém se opõe ao projeto, desde que tudo seja feito da maneira correta. Os lotes do Taquari foram licitados em 2002 sem que o governo realizasse antes a infraestrutura. Esperamos que isso não se repita agora¿.