Título: Governo faz exigências para apoiar Vale-Xstrata
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 08/02/2008, Economia, p. 24

Presidente do BNDES afirma que uma das preocupações é manter controle nacional da mineradora brasileira.

RIO e LONDRES. O governo federal fez uma série de exigências à Vale na eventual compra da mineradora anglo-suíça Xstrata, gigante mundial de cobre e carvão. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse ontem que o governo está acompanhando de perto as negociações e já apresentou à Vale suas condições. Coutinho destacou que as principais são as garantias de reforço de investimentos no Brasil e que o governo mantenha o poder de veto na companhia brasileira:

- A preocupação do governo é assegurar o controle perene e do Brasil sobre a Vale, e assegurar que o fluxo de investimentos no país em mineração, não só em minério de ferro, mas nos outros setores minerais, esteja mantido, garantido e até reforçado com essa operação, e não ao contrário.

A mineradora disse que só vai se pronunciar quando as negociações chegarem ao fim. O BNDES e a Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil), ambos ligados ao governo, são acionistas da Vale. No fim de janeiro, em meio ao noticiário de que o governo estaria insatisfeito com a negociação, o presidente da Vale, Roger Agnelli, recebeu em sua casa, no Rio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um jantar.

"É possível compatibilizar preocupações", diz Coutinho

Coutinho garantiu que, pelas informações preliminares a que o banco teve acesso, a proposta da Vale - o mercado estima em US$70 bilhões - é compatível com as preocupações do governo, que, segundo ele, são de salvaguardar os interesses nacionais em primeiro lugar.

- Acredito que é possível compatibilizar essas preocupações com o desenho da operação. Eu já apresentei essas preocupações à Vale, e isso está em discussão. Não haverá risco ao controle da Vale, e é possível compatibilizar com o interesse nacional, que é reforçar os investimentos no Brasil, inclusive investimentos em áreas como siderurgia - destacou o presidente do banco.

Segundo Coutinho, cumprindo-se as condições de salvaguarda do interesse nacional, que é o que compete ao governo observar, a operação, tendo consistência empresarial, será examinada pelos acionistas da Vale.

As declarações do presidente do BNDES vêm em um momento de nova incerteza sobre o acordo, pois informações indicam que a Glencore, acionista-chave da Xstrata, ainda tem de decidir se respaldará uma possível oferta da Vale. Fontes familiarizadas com o tema confirmaram à Reuters que o Citigroup e o Morgan Stanley estão assessorando a Glencore sobre as opções para sua participação de 35% na Xstrata, para incrementar seu valor. O Citigroup e o Morgan não comentaram o assunto. (Com agências internacionais)