Título: Marinha nega compra de bicho de pelúcia em loja no Centro do Rio
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 09/02/2008, O País, p. 4

GASTOS SEM CONTROLE: Império das Pelúcias vende tecidos e artigos de carnaval.

Comandante diz que gastos com cartão são lícitos, mas pede análise nas notas.

BRASÍLIA e RIO. Pressionado pela revelação de que sua pasta gastou recursos do cartão corporativo em compras com jóias, vinhos e artigos de pelúcia, o comandante da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, anunciou ontem que determinou o que chamou de "reverificação" dessas despesas. Moura Neto disse ter certeza de que as compras foram lícitas, mas que decidiu checar as notas fiscais. O comandante negou que algum integrante da Marinha tenha comprado bichos de pelúcia com os recursos do cartão.

- Não houve compra de bicho de pelúcia. O que houve foi uma compra em local chamado Paraíso da Pelúcia (o portal registra compra na loja Império da Pelúcia), o que não significa necessariamente que foi um bicho de pelúcia - afirmou o comandante Moura Neto.

Jobim fará reunião para debater os gastos

Antes das declarações do comandante, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que havia acabado de chegar de viagem do exterior, mas que determinou à Marinha que prestasse todos os esclarecimentos. Jobim adiantou, no entanto, que a força militar não tem nada a esconder e que tudo será devidamente analisado e esclarecido. O ministro Jobim afirmou não ver problemas na instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o uso dos cartões, acrescentando que o governo age com transparência.

- Não há nada, absolutamente, a esconder. Primeiro vamos verificar a situação - disse Jobim, afirmando que fará uma reunião na segunda-feira para discutir o assunto.

O comandante da Marinha disse ainda que pediu que sejam analisadas todas as notas fiscais para verificar onde foram feitas as compras. Ele disse que as despesas foram legais e que "tudo está sob controle".

Gerente diz não saber reconhecer cartão

A loja onde foi feita a compra de R$12,50 pelo funcionário Reginaldo J. dos Santos, em fevereiro de 2007, fica na Rua da Conceição, na Saara, centro de comércio popular no Rio. A Império das Pelúcias vende tecidos e artigos para carnaval, mas é especializada na venda de pelúcias para fabricação de bichos, que também são vendidos no local.

A gerente, que não quis se identificar, disse não saber identificar um cartão corporativo do governo. Assustada, perguntou se havia alguma irregularidade em aceitá-lo. Ela afirma que a loja tem muitos produtos e não é possível saber, um ano depois, o que pode ter sido vendido por esse valor. E disse não se lembrar de ter feito qualquer venda para alguém identificado como sendo servidor da Marinha.