Título: Recorde no Site da Transparência
Autor: Galhardo, Ricardo; Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 09/02/2008, O País, p. 8

Após denúncias sobre cartões, número de acessos cresce.

BRASÍLIA. As denúncias de irregularidades no uso do cartão corporativo por ministros e assessores do governo federal provocaram uma corrida dos internautas ao site Portal da Transparência. Somente nos primeiros sete dias de fevereiro foram registrados 50.023 acessos, mais que o total de janeiro (48.484), com média diária de mais de sete mil acessos. E todos os registros são considerados pesquisas qualificadas, porque cada visitante, em média, olhou 28,37 páginas. No último dia 7, o acesso ao portal foi o maior desde sua criação: 15.062 entradas, com média de 31.67 páginas pesquisadas por visitante.

O Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br) permite que qualquer cidadão possa acompanhar, pela internet, a execução do orçamento e a destinação de recursos pelos diferentes órgãos do Poder Executivo. Criado pela Controladoria-Geral da União (CGU), o site começou a funcionar em novembro de 2004. Na época, chamou a atenção de toda a mídia, e o número de acessos também foi alto: 36.078 entre os dias 20 e 26 de novembro, o que deu média diária de 6.013 entradas.

Ano passado, a média de entradas foi de 1.746/dia, com cada internauta acessando 12,71 páginas, o que mostra que a maioria dos que consultaram estava mesmo em busca de informações mais detalhadas sobre os gastos do governo.

De acordo com a CGU, o portal abriga 584 milhões de informações e abre controle social sobre um volume de recursos da ordem de R$3,8 trilhões. Um dos serviços oferecidos permite que cidadãos que se cadastrem sejam informados, por e-mail, da liberação de verba para determinada obra ou convênio com municípios. A idéia do portal é tentar garantir ferramentas para que a sociedade faça o controle social do uso dos recursos públicos.