Título: Tarso: Lula deve ser elogiado por transparência
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 10/02/2008, O País, p. 10

Para ministro da Justiça, que defendeu Matilde Ribeiro, não houve "abusos" na utilização dos cartões corporativos.

Legenda da foto: TARSO: GOVERNO vai investigar uso dos cartões nos últimos 10 anos.

BRASÍLIA. Ministros e integrantes da direção nacional do PT defenderam ontem a necessidade de se manter em sigilo gastos do presidente da República relacionados à segurança alegando que se trata de segurança nacional. O ministro da Justiça, Tarso Genro, por exemplo, minimizou as denúncias envolvendo cartões corporativos do governo afirmando que se está querendo criar uma crise artificial. Irônico, Tarso chegou a dizer que o governo deveria estar sendo elogiado pela transparência que tem utilizado na divulgação dos gastos, numa referência ao Portal da Transparência, elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU).

- O governo Lula deveria estar sendo elogiado pela transparência que foi inaugurada por ele. Esse é um tema colocado pela imprensa e pela oposição. Queremos investigar e vamos investigar o uso dos cartões nos últimos 10 anos e nos estados. E aí vamos ver que vai dar o governo Lula na ponta como quem mais combate a corrupção - disse Tarso Genro, que participou ontem de reunião do diretório nacional do PT, em Brasília.

O ministro da Justiça disse até que não houve "abusos" na utilização dos cartões corporativos, defendendo inclusive Matilde Ribeiro, ex-ministra da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial.

- Não reconheço que houve abusos. As regras precisam ficar mais claras, os erros administrativos precisam ser corrigidos. A ministra Matilde não agiu de maneira dolosa, para obter vantagem pessoal e, sim, por falta de prática no uso administrativo do cartão - afirmou Tarso.

Outros dirigentes petistas também evitaram dizer que a ex-ministra Matilde Ribeiro deve explicações ao partido e adotaram discurso de que o governo de São Paulo, comandado por José Serra, do PSDB, também está enfrentando denúncias sobre o uso dos cartões corporativos.

Petistas defendem sigilo sobre gastos da Presidência

Nessa linha, o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, até elogiou a passagem de Matilde pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e disse que o PT quer manter o cargo em seu poder.

- Sou pelo controle dos gastos de qualquer ordem, com exceção dos gastos de segurança, que são sigilosos - disse Berzoini.

O vice-líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), e os demais membros do PT defenderam o sigilo sobre as despesas do governo, apesar do aumento dos gastos secretos da Presidência da República.

- Isso acontece porque a administração Lula é diferente. O presidente está mais presente nas cidades e nas obras, e é natural que as despesas dele sejam diferentes - justificou Rands.

Já o ministro do Desenvolvimento, Patrus Ananias, cuja pasta não utiliza cartões, defendeu o uso por outros ministérios.

- Não vejo necessidade de utilizar cartões na minha pasta. O uso é legítimo, desde que dentro da legalidade - disse Patrus Ananias.

www.oglobo.com.br/pais