Título: Bush sai em defesa de senador republicano
Autor: Martins, Marília
Fonte: O Globo, 11/02/2008, O Mundo, p. 20

Ele diz desconhecer propostas de Obama.

O presidente George W. Bush entrou na campanha para defender o virtual candidato republicano John McCain, que enfrenta resistências no partido por causa de posições conflitantes com o credo conservador. Em entrevista à Fox News, Bush disse que acreditava que McCain mostraria aos descontentes que era um ¿conservador verdadeiro¿:

¿ McCain é forte na defesa nacional, duro na política fiscal e acredita que os cortes nos impostos devem ser permanentes. Ele terá que trabalhar um pouco para convencer os insatisfeitos de que é um conservador verdadeiro e eu terei prazer em ajudá-lo.

O presidente também respondeu aos ataques do pré-candidato democrata Barack Obama à sua política externa:

¿ Eu não sei no que Obama acredita. Ouvi que ele quer atacar o Paquistão e conversar com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. É só o que sei da política externa de Obama...

A defesa de Bush surge no momento em que o partido republicano enfrenta muitos protestos internos, de militantes reunidos na Conferência da Ação Política Conservadora, onde Mitt Romney anunciou sua desistência e McCain foi vaiado, ao mencionar sua posição favorável à reforma da lei de imigração. McCain também está sendo desafiado pelas vitórias de Mike Huckabee nas primárias deste fim de semana.

Huckabee venceu no Kansas por 60% a 24% e em Louisiana por 43% a 42%. McCain ficou com a preferência dos eleitores do estado de Washington, por 26% a 24%. A votação mostrou que muitos eleitores republicanos estão insatisfeitos com o candidato do partido. Huckabee não tem mais chances de ganhar a indicação devido à vantagem de McCain, mas sua presença no páreo reuniu os insatisfeitos. Votar em Huckabee hoje virou sinônimo de protestar contra McCain.

Entre os conservadores, há quem acredite que o apoio de Bush pode ser contraproducente para a candidatura republicana:

¿ O apoio de Bush, atualmente, é uma faca de dois gumes ¿ acredita Kenneth Duberstein, ex-colaborador de Ronald Reagan. ¿ Uma coisa é falar num encontro de militantes conservadores; outra é lidar com o eleitorado conservador como um todo.

Mas, apesar de a popularidade de Bush estar hoje por volta dos 20 pontos percentuais, ele ainda é um grande arrecadador de fundos. No mês passado, numa viagem pela Califórnia, pelo Colorado e pelo Missouri, arrecadou US$ 5,2 milhões, participando de cinco eventos em apenas três dias.

O adversário de McCain, Mike Huckabee, tem sido cobrado por sua decisão de manter-se na disputa republicana, mesmo sabendo que não tem chances. Muitos correligionários acreditam que Huckabee permanece na corrida para conseguir um número suficiente de delegados para ganhar o lugar de vice na chapa de McCain. (Marília Martins)