Título: Divisão também sobre líder
Autor: Vasconcelos, Adriana; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 12/02/2008, O País, p. 3

Tucanos travam disputa interna.

BRASÍLIA. A divisão entre tucanos paulistas no apoio a Geraldo Alckmin ou ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), nas eleições municipais deste ano e a possível repercussão no Congresso da investigação sobre o cartão de débito do governo de São Paulo poderão mudar o rumo da escolha do novo líder tucano na Câmara. Marcada para amanhã, a acirrada disputa será decidida pelos 57 deputados, em votação secreta. Disputam dois tucanos paulistas de peso: José Aníbal, mais ligado a Alckmin, e Arnaldo Madeira, próximo do governador José Serra.

Aníbal largou na frente, apresentando um documento com assinaturas de 37 deputados, colhidas em dezembro. Mas os serristas crêem numa mudança pró-Madeira.

- Não posso duvidar. Quem assinou pediu a inscrição do Zé Aníbal. Vamos ganhar com 40 - disse o deputado João Almeida (BA).

Madeira apresentou seu nome em dezembro e tem apoio dos mais experientes. Nesta reta final, os partidários de Aníbal afirmam que Serra, o vice-governador Alberto Goldman e o próprio Kassab passaram a trabalhar por Madeira, que tem um perfil mais moderado e conciliador, como deseja o governador paulista, num momento em que os ânimos no Congresso voltam a se acirrar por causa da CPI dos Cartões. Os apoiadores de Madeira minimizam a força da lista de Aníbal e dizem que Madeira tem 30 votos, contra 29 de Aníbal.

Também esta semana o DEM trocará de líder na Câmara, mas sem polêmica: ACM Neto (BA) substituirá Onyx Lorenzoni (RS).