Título: PT decidiu fazer cortina de fumaça
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 12/02/2008, O País, p. 5

Tucano diz que petistas agem para desviar atenção de gastos federais

SÃO PAULO. Sobre a possibilidade de instalação de uma CPI para apurar gastos com cartões de débito em São Paulo, o governador José Serra disse que essa é uma preocupação da Assembléia, não de seu governo:

- Não tememos nada. Quem não deve não teme.

A oposição teme uma operação-abafa para evitar a CPI. Mais de 60 comissões propostas para investigar governos tucanos, desde a administração de Geraldo Alckmin, não saíram do papel. Serra negou as acusações do PT de gasto excessivo.

- Esse cartão é muito diferente do do governo federal. Primeiro, não temos conta secreta. Trata-se de um cartão de débito, e não de crédito. Outra coisa é que (os recursos) estão no orçamento, existe despesa mensal pré-fixada. Quando apareceram irregularidades no esquema federal, o PT decidiu utilizar isso como cortina de fumaça - disse ele, que evitou comentar a criação, no Congresso, de CPI para apurar gastos com cartões também na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso.

- Já tem tanta onda em relação a aqui (São Paulo) que não vou falar sobre Brasília - disse Serra, que participou ontem da posse do novo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Roberto Antônio Vallim Bellocchi.

O desembargador condenou o uso dos cartões:

- É um escândalo, é o cúmulo. Fere a ética, o bom senso e a Constituição pela imoralidade.

O líder do PT na Alesp, Simão Pedro, admitiu a dificuldade em aprovar a CPI. Com 23 votos, a oposição não tem assinaturas nem para protocolar o pedido, que exige 32 adesões. Já existem cinco CPIs em andamento na Alesp. Para instalação da sexta comissão, é necessária maioria absoluta na Casa, 48 votos.

COLABOROU Ricardo Galhardo