Título: Febre amarela: reação à vacina atinge 47 pessoas
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 12/02/2008, O País, p. 9

Em São Paulo, 730 mil doses já foram aplicadas este ano; laudo sobre mortes sairá esta semana.

SÃO PAULO. Desde o início do ano, duas pessoas morreram e seis precisaram ser hospitalizadas com suspeita de reação à vacina contra a febre amarela no Estado de São Paulo. Outras 18 pessoas tiveram reações leves após serem imunizadas. Segundo a Secretaria de Saúde, os casos ainda estão sendo analisados. O laudo final deve sair até o fim da semana.

Ambas as mortes ocorreram na primeira quinzena de janeiro. Uma das pacientes, Marisete Borges de Abreu, de 43 anos, teve infecção generalizada e falência múltipla dos órgãos. Ela era portadora de lúpus, doença crônica que altera o sistema imunológico e pode baixar a resistência do organismo. Neste caso, a vacina é contra-indicada.

A outra vítima, cujo nome não foi divulgado, foi uma senhora de 76 anos. Segundo a Secretaria de Saúde, ela não possuía registro de doença que possa ter agravado a reação à vacina. Segundo Clélia Aranda, coordenadora da Coordenadoria de Controle de Doenças de São Paulo, nos primeiros 40 dias do ano foram aplicadas 730 mil doses da vacina nos postos de saúde do estado - duas vezes mais que o registrado no mesmo período de 2007, em que o número de doses ficou entre 400 e 450 mil.

Segundo o Ministério da Saúde, só deve tomar a vacina quem for viajar para alguma área de risco. Não é recomendável que pessoas com baixa imunidade sejam vacinadas, como portadores do vírus HIV, pacientes em tratamento de câncer ou quem toma remédios imunossupressores, como corticóides em doses elevadas. Pessoas com imunidade baixa que necessitem tomar a vacina precisam procurar orientação médica.

Desde dezembro, foram confirmados 26 casos de febre amarela no país, e 13 pessoas morreram. Já são 47 os casos de reações adversas à vacina contra febre amarela - em 21 deles, as vítimas foram hospitalizadas.