Título: Lula reconhece que educação ainda é desafio
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 12/02/2008, O País, p. 9

Em cadeia de rádio e TV, o presidente pede apoio dos governos e participação dos pais na vida escolar dos filhos.

BRASÍLIA. Em pronunciamento em cadeia de rádio e TV, ontem à noite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu que a melhoria na qualidade de ensino no país ainda é um desafio para o governo. O presidente, que falou sobre o início do ano letivo nas escolas públicas, quando 57 milhões de estudantes voltaram às aulas, afirmou que o governo precisa fazer ainda mais para atingir essa meta. Para ele, a tarefa deve unir esforços dos três níveis de governo - federal, estaduais e municipais - e, sobretudo, envolver os pais.

- O governo vem se esforçando para fazer a sua parte. E sabe que precisa fazer mais, porque tão importante como distribuir renda é distribuir o conhecimento - avaliou o presidente.

Governo levará internet de banda larga a 55 mil escolas

Ele lembrou que, no ano passado, o governo lançou o Plano Nacional de Educação (PDE), e que 25 dos 27 estados já aderiram ao conjunto de mais de 40 ações que visam a melhorar a qualidade do ensino. Neste ano, segundo o presidente, o governo começará um trabalho de reforço em escolas de 1.242 municípios onde o desempenho educacional é considerado crítico.

Lula desfiou uma série de números para tentar demonstrar que a União está investindo pesadamente em educação. Ele anunciou que nos próximos dias o Palácio do Planalto fará o lançamento de um programa, em parceria com a iniciativa privada, para levar internet de banda larga a todas as 55 mil escolas públicas do país, na área urbana, até 2010.

Para o presidente, todo esse esforço deve ser somado ao apoio dos pais.

- Participem ativamente da vida da escola de seus filhos, saibam como eles estão se saindo na Prova Brasil, apóiem os professores. Mas também marquem em cima, cobrem resultados. Sejam parceiros dos seus filhos no aprendizado - aconselhou.

Lula disse acreditar que somente com a união do poder público e o apoio dos pais é que a educação terá qualidade.

- Só assim, repito, faremos nascer um novo século da educação no Brasil. Um século marcado pela democratização do acesso ao conhecimento, onde o mais importante seja o mérito e a competência, e não o berço ou sobrenome.