Título: Ubiratan vai a reunião dos Barbonos
Autor: Werneck, Antônio
Fonte: O Globo, 12/02/2008, Rio, p. 12

Coronéis anunciam nova marcha em Ipanema.

Mais uma marcha para reivindicar aumento de salários e a exoneração do secretário José Mariano Beltrame está marcada para domingo, às 10h, no Posto Dez, em Ipanema. A decisão foi confirmada ontem, em reunião dos Barbonos, no Centro. Os coronéis que formam o grupo receberam a visita do ex-comandante da PM coronel Ubiratan Ângelo, que discursou para quase cem pessoas:

¿ Não sou um Barbono e nem sou do movimento. Vim agradecer todo o apoio que recebi. Mais uma vez, quero dizer que não traí ninguém. Deixei o comando com a mesma dignidade que entrei.

Já o coronel Paulo Ricardo Paúl, que integra o grupo, informou que, além da passeata, os coronéis entrarão na Justiça contra três revistas e contra o secretário Beltrame, pedindo indenização:

¿ Os formulários para as ações estarão disponíveis nos nossos blogs. A situação da PM não é normal. Nunca, em 200 anos, uma troca de comando foi feita entre quatro paredes. O governador aparece na posse de um comandante intermediário e fala com alguns coronéis obrigados a participar. E ele quer que eu ache que está tudo bem?

Os Barbonos iniciaram a campanha por aumento salarial em meados do ano passado. Um dos primeiros atos foi uma carta assinada por nove coronéis, entre eles o atual comandante da PM, Gilson Pitta.

* Do Extra