Título: Google mais perto do celular
Autor:
Fonte: O Globo, 12/02/2008, Economia, p. 22

Empresa mostra protótipo de software para telefone.

BARCELONA. O mundo finalmente conheceu ontem o software para celulares Android, desenvolvido pela Google em parceria com diversas empresas do setor. Segundo analistas, o Android é um avanço na luta para ter, na palma da mão, todas as funções de um computador. Os celulares, no entanto, não devem chegar ao público antes do segundo semestre. O protótipo do Android foi mostrado no Mobile World Congress, em Barcelona, que começou ontem, por fabricantes de chips, como ARM, NEC, Texas Instruments e Qualcomm.

¿ Poucos celulares oferecem uma experiência excitante na internet ¿ disse o porta-voz da Google, Barry Schnitt. ¿ À medida que as pessoas usarem mais a internet, elas usarão mais o Google, e poderemos vender mais anúncios.

A analista de tecnologia da Gartner Carolina Milanesi considerou o Android ¿muito promissor¿, mas ressaltou que há uma grande distância entre o protótipo e sua comercialização.

A apresentação do Android gerou grande expectativa na feira de Barcelona. Uma das empresas que mostrou o protótipo, a Texas Instruments, disse que seu celular tem uma única tecla para acessar internet, correio eletrônico ou mensagem instantânea. O aparelho também permite combinar vários aplicativos ¿ como bases de dados com mapas na internet ¿, o que, até agora, só podia ser feito em um computador.

A Google criou em novembro a aliança Open Handset, com 34 empresas, como Samsung e Telefónica, para desenvolver o Android, cujo código é aberto (ou seja, pode ser modificado por outros criadores de software).