Título: Yahoo! Rejeita proposta da Microsoft por subestimar valor da empresa
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Fonte: O Globo, 12/02/2008, Economia, p. 22

Gigante do software avisa que não desistirá. Analistas esperam oferta maior

SÃO FRANCISCO e SEATTLE. A Yahoo! Inc. rejeitou ontem formalmente a oferta não solicitada da Microsoft, de US$44,6 bilhões, ou US$31 por ação, afirmando que esta ¿subestima substancialmente¿ o valor da empresa. A Microsoft lamentou a decisão, classificando-a de infeliz. Analistas acreditam que a gigante do software, agora, poderá elevar o valor de sua proposta, enquanto a Yahoo! analisa outras opções, como uma fusão com algum de seus concorrentes.

¿É uma infelicidade que a Yahoo! não tenha concordado com nossa justa proposta¿, afirmou em nota a Microsoft. A empresa também deixou claro que não vai desistir: ¿A Microsoft se reserva o direito de prosseguir com todos os passos necessários para assegurar que os acionistas da Yahoo! tenham a oportunidade de perceber o valor inerente de nossa proposta¿.

Em e-mail para os funcionários, o diretor-executivo da Yahoo!, Jerry Yang, disse que a proposta não atende aos interesses da empresa ou de seus acionistas. Segundo Yang, a oferta subestima o valor da Yahoo!, que, além de ser uma marca global, tem cerca de 500 milhões de usuários em todo o mundo e vem investindo pesado em sua plataforma de publicidade online. Steve Mitgang, ex-executivo da Yahoo!, disse à Bloomberg News que, para Yang, a empresa é um filho.

Yang lembrou a presença da Yahoo! em outros mercados, como uma fatia da empresa chinesa de comércio eletrônico Alibaba. Ele disse ainda que espera um aumento de 15% este ano nos acessos ao site.

Microsoft poderia oferecer até US$40 por ação

Agora cabe à Microsoft decidir se eleva sua oferta ou desiste da Yahoo!. Analistas acreditam que a proposta da gigante do software deve subir para, pelo menos, US$35 por ação, podendo chegar a US$40.

¿ É mais provável que eles negociem um preço mais elevado ¿ disse Troy Mastin, analista da William Blair.

Uma alternativa mais hostil seria tentar comprar as ações diretamente dos acionistas da Yahoo!, apesar de a empresa poder usar o mecanismo chamado ¿pílula de veneno¿, que reduz ou eleva o valor das ações, a fim de afastar propostas não solicitadas.

A Microsoft também pode tentar mudar a composição do Conselho de Administração da Yahoo!, com pessoas mais favoráveis à fusão. O prazo para acionistas apontarem conselheiros vai até 14 de março.

Segundo o jornal britânico ¿The Times¿, a Yahoo! tentará negociar uma fusão com a AOL, a divisão de internet da Time Warner. Enquanto isso, um grupo de acionistas da Yahoo! iniciou, no domingo, uma campanha para vender suas ações em bloco a quem fizer a maior oferta. O grupo tem menos de 1% das ações da empresa.