Título: Lula e Sarkozy acertam cooperação
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 13/02/2008, O País, p. 8

Acordo incluirá transferência de tecnologia e obras de ligação do Brasil à Guiana.

SÃO JORGE DO OIAPOQUE (GUIANA FRANCESA). Os governos brasileiro e francês devem assinar em dezembro um acordo de cooperação estratégica, incluindo a área militar, que possibilitará a fabricação no Brasil de submarinos, aviões de combate e helicópteros. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse ontem, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que os franceses estão dispostos a transferir tecnologia para que equipamentos militares sejam construídos no Brasil.

- Estamos dispostos a fazer com que um dos submarinos Scorpen seja fabricado no Brasil - disse Sarkozy.

Há 15 dias, os ministros Nelson Jobim (Defesa) e Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) estiveram na França e na Rússia negociando a compra de equipamentos para as Forças Armadas brasileiras. O Scorpen é convencional, mas permite a adaptação à propulsão nuclear, que está sendo desenvolvida pela Marinha brasileira.

- Quanto aos helicópteros e caças, estamos dispostos a transferir tecnologia para que sejam fabricados no Brasil - disse Sarkozy. - Fazemos questão que a parceria não seja só entrega de material militar.

Os presidentes se encontraram ontem na Guiana Francesa, departamento ultramarino da França com cerca de 210 mil habitantes, na fronteira com o Amapá. Lula atravessou de lancha o Rio Oiapoque e foi recebido no cais por Sarkozy. Eles caminharam pelas ruas tomadas de brasileiros e franceses e se reuniram na prefeitura de São Jorge do Oiapoque. Enquanto Sarkozy vestia terno e gravata, Lula optou por um modelo mais esportivo, uma guaiabera (camisa típica caribenha) branca.

Segundo Lula, em dezembro, quando Sarkozy participará do encontro de cúpula Brasil-União Européia, em território brasileiro, os dois países assinarão um acordo de cooperação técnica em várias áreas, além da militar. Para Lula, os dois países devem trabalhar em conjunto nas áreas de educação, defesa e conhecimento tecnológico.

- É uma relação estratégica maior do que apenas de compra e venda - afirmou Lula.

Os presidentes acham que é necessário democratizar organismos internacionais, especialmente a ONU. Eles defenderam a inclusão de nações emergentes, como Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul, no G-8 (grupo dos países mais ricos).

Lula e Sarkozy acertaram a ligação de Macapá (AP) a Caiena, capital da Guiana Francesa. Além de parte das rodovias dos dois lados, falta construir uma ponte de 400 metros sobre o rio Oiapoque, orçada em R$38 milhões. A expectativa é que a licitação internacional seja lançada em breve para que a obra seja inaugurada em 2010.

Por dificuldade de vôos regulares, a repórter viajou em avião da FAB entre Macapá e Oiapoque