Título: PSDB terá atuação forte na CPI
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 14/02/2008, O País, p. 9

BRASÍLIA. O novo líder do PSDB na Câmara, José Aníbal, pretende fazer uma oposição mais dura e acirrada ao governo Lula e marcar posição na CPI do Cartão Corporativo.

Muda a atuação da bancada tucana?

JOSÉ ANÍBAL: O PSDB vai incrementar sua ação de fiscalização, de cobrança. O cidadão não agüenta mais as notícias de desperdício de dinheiro público. Falta governo, gestão, temos que pegar forte nisso. E, ao mesmo tempo, colaborar para construir as alternativas nas eleições municipais e em 2010.

E na CPI do Cartão Corporativo, como será a atuação do PSDB?

ANÍBAL: Terá atuação forte no sentido de apurar os ilícitos, configurar responsabilidades e punir. Se tiver que voltar (ao governo FH) nem eu nem o PSDB temos nada contra.

O sigilo das despesas com segurança e pessoais das famílias dos presidentes deve ser aberto?

ANÍBAL: Não. Acho que (sobre) presidente, primeira-dama, tem que dar conhecimento do total das rubricas, e a população que avalie. Eu sei que, no governo Fernando Henrique, o que se bebia no Planalto era resultado de apreensões da Receita Federal, não eram compras.

Foi um erro levar a disputa paulista para a bancada? Serra perdeu?

ANÍBAL: O Serra não trabalhou. Estive com ele pelo menos três vezes e ele me disse: "Não vou me envolver". Eu disse a ele: "Mas tem gente muito próxima de você envolvida". Ele disse que não podia fazer nada.

É inevitável levar a disputa de 2010 para a bancada?

ANÍBAL: Não. A bancada está muito consciente de que tem de investir seu tempo num grande desempenho. É a melhor contribuição que pode dar a 2008 e 2010.