Título: Ramos-Horta passa pela terceira cirurgia
Autor:
Fonte: O Globo, 14/02/2008, O Mundo, p. 35

Timor Leste estende estado de sítio e decreta prisão de 18 suspeitos por ataque a presidente.

DÍLI. O presidente de Timor Leste, José Ramos-Horta, passou ontem por uma terceira cirurgia e está se recuperando bem, informou o Royal Darwin Hospital, apesar de seu estado ainda ser grave. Ramos-Horta deverá ficar sedado até amanhã e ser submetido a mais duas ou três cirurgias.

- A situação está correndo bem. O corpo humano pode sempre nos surpreender, mas os sinais são muito positivos - disse Phil Carson, chefe da equipe de cirurgiões.

Ramos-Horta já respira sozinho, embora ainda esteja em coma induzido. Hoje ou amanhã deve passar por uma nova cirurgia, pois ainda há fragmentos de bala em seu corpo. Se o ritmo se mantiver, ele poderá deixar o hospital em duas semanas, mas só deverá estar completamente recuperado em seis meses.

Corpo de líder rebelde é recebido como o de um herói

O presidente e o primeiro-ministro Xanana Gusmão foram vítimas de ataques na manhã de segunda-feira. Xanana escapou ileso, mas Ramos-Horta foi ferido por dois tiros.

Ontem, o Parlamento estendeu até o dia 23 o estado de sítio no país. A Polícia da ONU (Unpol) já identificou alguns suspeitos de envolvimento no ataque e está interrogando 11 pessoas. O procurador-geral Longuinhos Monteiro anunciou ordens de prisão de 18 pessoas envolvidas na ação, comandado pelo ex-major rebelde Alfredo Reinado.

Os corpos de Reinado e de um membro de seu grupo - ambos mortos no atentado a Ramos-Horta - foram levados sob escolta à casa do líder rebelde, onde eram aguardados por centenas de pessoas. Gritos de "Reinado está vivo" e "Vamos continuar sua luta" foram ouvidos em meio à multidão. Algumas pessoas choravam. O enterro deve ser hoje, e a Unpol já aumentou o patrulhamento na área.