Título: São informações estratégicas, de segurança nacional
Autor: Carvalho, Jailton de; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 15/02/2008, Economia, p. 25

Experiente, com passagem em várias delegacias federais da Superintendência da PF no Rio, a delegada Carla Dolinski, que comanda a investigação do furto de informações estratégicas da Petrobras, informou que vai ouvir tantas pessoas quantas forem necessárias: "São informações estratégicas, relevantes, consideradas de segurança nacional".

Antônio Werneck

A Polícia Federal acredita ser um caso de espionagem industrial?

CARLA DOLINSKI: É difícil dizer, mas não podemos afastar qualquer hipótese. Até mesmo ser um caso simples de furto, envolvendo funcionários da empresa que fizeram o transporte dos equipamentos.

Quem fez a comunicação à Polícia Federal?

CARLA: O caso nos foi comunicado pela Petrobras no dia 1º de fevereiro, 24 horas depois de constatado o furto, no dia 31. Na comunicação, a empresa informou que nos quatro notebooks estavam armazenados dados estratégicos da estatal, considerados de segurança nacional.

Foi por isso que a PF entrou no caso?

CARLA: Exatamente. A Petrobras é uma empresa de economia mista. Normalmente, um furto em suas instalações ou de sua propriedade é investigado pela polícia estadual, numa delegacia distrital. O assunto só passou para a gente, virou nossa atribuição, por ser considerado um caso envolvendo dados confidenciais e que comprometem, suponho, a segurança nacional. Mas vamos chegar rápido aos autores do furto e recuperar todas as informações. Toda nossa equipe está trabalhando no caso.