Título: ANP poderá retomar 8ª rodada de licitações
Autor: Ordoñez, Ramona; Souza, Claudio de
Fonte: O Globo, 15/02/2008, Economia, p. 26

"Estão garantidos os blocos arrematados", afirma diretor-geral.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) avalia retomar a oitava rodada de licitações de áreas de petróleo e gás, suspensa em 2006, para validar os blocos alienados e, em seguida, encerrar o evento sem outras vendas. A oitava rodada estava prevista para ocorrer no mês que vem. Segundo o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, a agência não pensa em utilizar mais as regras que causaram problemas na oitava rodada e, por esse motivo, não teria sentido levá-la adiante.

- Estão garantidos os blocos que foram arrematados. Na minha opinião, devemos retomar (o leilão), mas está sendo avaliado - disse Lima, que, em dezembro, havia afirmado que a idéia era retomar a rodada como ela estava.

O diretor-geral da ANP explicou que já teve três reuniões com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, mas em nenhuma conseguiu "firmar uma agenda de trabalho". Os blocos que não foram vendidos deverão ser oferecidos em uma próxima rodada.

Lima informou que marcou para 21 de maio a chamada "rodadinha", ou vendas de campos maduros, em Salvador, na qual serão ofertados de 15 a 17 lotes. São campos em operação que precisam de investimentos para serem recuperados.

A oitava rodada foi suspensa em novembro de 2006 devido a uma guerra de liminares na Justiça questionando os critérios do edital da ANP, que restringia a participação da Petrobras em diversos lotes.