Título: Especialista diz que espionagem é comum no setor
Autor: Ordoñez, Ramona; Souza, Claudio de
Fonte: O Globo, 15/02/2008, Economia, p. 26

Petrobras alerta seus executivos para risco de furto de laptops em viagens.

Estatal tem feito até "varredura de escutas" nas salas dos seus dirigentes.

A Petrobras vem alertando já há algum tempo seus executivos para terem cuidado com os laptops que levam nas viagens de trabalho. Segundo uma fonte graduada da companhia, a estatal chama a atenção de seus dirigentes para o risco de furto, principalmente em aeroportos, de computadores com informações estratégicas e sigilosas da empresa, como reservas de petróleo e gás, licitação e desenvolvimento de tecnologia.

- A Petrobras tem feito até varredura de escutas nas salas de executivos de alto escalão, para evitar vazamento de informação sigilosa - revela a fonte.

Na área de petróleo e gás, a espionagem industrial é muito comum, e um relatório com esse tipo de informação pode valer mais de US$100 mil, diz o geólogo Giuseppe Bacoccoli, que trabalhou por 24 anos na Petrobras e, hoje, é professor da Coppe/UFRJ e consultor. A Petrobras confirmou ontem que foram furtados equipamentos e materiais da estatal.

- A espionagem nesse setor é muito comum. Nos EUA, tem até um nome para isso: scouting - afirma Bacoccoli.

Ele conta, sem mencionar nomes, que na Petrobras já houve casos de demissões de funcionários por suspeita de venda de informações. Para Bacoccoli, com as descobertas de petróleo e gás de Tupi e Júpiter, as petroleiras mundiais estão de olho nas informações, aumentando o interesse em espionar a estatal:

- É importante conhecer o modelo geológico daquelas reservas. Isso pode ser usado para a exploração em qualquer lugar. E áreas próximas a Tupi podem voltar a ser licitadas pela ANP.

(*) Do Globo Online