Título: Juros do Fies serão reduzidos
Autor: Oliveto, Paloma
Fonte: Correio Braziliense, 29/04/2009, Brasil, p. 10

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) vai sofrer mudanças para beneficiar os estudantes. Em audiência pública na Comissão de Educação do Senado, o ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que o governo prepara alterações como a redução de juros e o fim da Tabela Price na cobrança do saldo devedor, conforme reivindicam os integrantes do movimento Fies Justo.

Há duas semanas, o Correio contou o drama pelo qual os bolsistas que devem à Caixa Econômica passam para conseguir pagar as prestações. Quase 11% dos contratos estão inadimplentes há mais de um ano no banco, mas o número de devedores é muito maior. A CEF só contabiliza aqueles que se encontram na fase de liquidação, quando as prestações estão atrasadas há mais de 360 dias. O nome dos estudantes e de seus fiadores, porém, fica sujo na praça depois de 60 dias consecutivos sem pagamento.

De acordo com Haddad, até o fim de maio o Conselho Monetário Nacional se pronunciará sobre a taxa de juros, que chegam a 9% ao mês, dependendo do curso escolhido. No mesmo prazo, o MEC vai encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei acabando com a cobrança de juros sobre juros, conforme é feito atualmente. ¿Hoje, os estudantes têm insegurança por conta dos juros. Como o fundo está superavitário e tem R$ 1,5 bilhão, o momento de fazer mudanças é agora¿, disse.