Título: Sindicato diz que decisão causará desemprego
Autor: Brasiliense, Ronaldo
Fonte: O Globo, 25/02/2008, O País, p. 4

Empresários querem retomar operação

TAILÂNDIA (PA). O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras de Tailândia (Sindimata), João Batista Medeiros, ao saber da liminar da juíza federal Hind Kayath impedindo as serrarias de Tailândia de operar por dois meses, disse que tentará reverter a medida:

- Vamos tentar reverter essa decisão no Judiciário, até porque essa medida não resolverá nada e apenas contribuirá para o aumento do desemprego nas madeireiras.

Para tentar evitar novos confrontos, duas entidades madeireiras da região - a União das Entidades Florestais do Pará (Uniflor) e o Sindicato das Indústrias Madeireiras de Tailândia (Sindimata) - divulgaram nota em que afirmam ser a favor "de qualquer operação de fiscalização, com respaldo estatal, político e popular, que coíba o desmatamento ilegal e que promova a legalidade do setor florestal e o desenvolvimento sustentável em todo o Pará". As entidades ressaltam que estão preocupadas pelo fato de que "as ações repressoras não estão sendo acompanhadas de políticas concretas de fomento e desenvolvimento sustentável do Pará".

Diretor-executivo da Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Pará (Aimex), Justiniano Neto criticou o ministério do Meio Ambiente por ações de repressão.

- Não existe sequer uma ação que seja de fomento, de estímulo à produção sustentável. Não se oferece alternativa para a região, apenas proibição.