Título: Estímulo à formação
Autor: Cabral, Sérgio
Fonte: O Globo, 25/02/2008, Opinião, p. 7

A rede mundial de computadores pulverizou tantos paradigmas, que já não se trata mais de celebrar o acesso da Humanidade à informação, mas de perceber a capacidade de cada ser humano de criar e produzir, ele próprio e junto com todos os demais, informação, técnica e saber.

O saber produzido e contido no mundo virtual será democrático quando o seu uso deixar de ser elitista. A tecnologia é justa se for para todos. A novidade precisa ser a apropriação social da tecnologia da web e o crescimento contínuo de um espaço público.

O governo do Rio dará um passo decisivo nessa direção quando puser em execução um dos maiores programas de vinculação da informática ao ensino público já promovidos no Brasil. Vamos distribuir um laptop com acesso móvel, gratuito e irrestrito à internet para 31 mil professores da rede pública estadual. Computadores completos, com curso para utilização e suporte on line.

Por que 31 mil professores em vez de 31 mil alunos? Os professores são o melhor ponto de partida para que os jovens aprendam a navegar por esses novos mares do conhecimento. O mundo de hoje não cobra da escola apenas ensino, mas formação. Cabe ao professor agir como um "animador da inteligência coletiva" e não mais como mero fornecedor de conteúdos.

Ao optar por uma educação voltada para a sociedade do conhecimento, sugerimos possibilidades tão infinitas quanto a própria internet. Com a nova ferramenta, os professores poderão fazer muito mais do que preparar suas aulas em casa com rapidez e eficiência. O livre-trânsito na internet significa livre-trânsito de inteligências, criação de chats para troca de idéias e experiências, construção de blogs, estreitamento do contato com os alunos, busca coletiva para a solução de problemas, atualização pedagógica permanente. Significa liberdade para praticar um novo conceito de trabalho: aprender, transmitir saber e produzir conhecimento.

Investimos, assim, naquilo que o Rio tem de melhor: a inteligência dos seus professores, o potencial dos seus estudantes, a esperança no seu futuro. Um provérbio chinês traduz a expectativa de que o nosso projeto seja compreendido em sua principal dimensão: "O dedo mostra a Lua, mas o tolo olha o dedo."

SÉRGIO CABRAL é governador do Rio.