Título: O 1º vôo com biocombustível
Autor:
Fonte: O Globo, 25/02/2008, Economia, p. 22

Virgin usa mistura com sementes da Amazônia

LONDRES. Um Boeing 747 da Virgin Atlantic fez ontem o primeiro vôo comercial com biocombustível. A mistura, com sementes extraídas da floresta amazônica, é composta por dois tipos de biodiesel, um extraído do babaçu e outro à base de coco. A aeronave, sem passageiros, decolou de Londres por volta do meio-dia, com destino a Amsterdã.

- Essa demonstração de vôo com biocombustível deixa clara a factibilidade do uso do biodiesel em aviões comerciais, e é um passo significativo em direção a uma visão de longo prazo, totalmente sustentável e com poucas emissões de gás carbônico, para a aviação industrial - disse o bilionário britânico Richard Branson, fundador da Virgin. - É um marco vital para toda a indústria da aviação.

As companhias aéreas estão procurando reduzir custos, diante da escalada do preço do petróleo, que, na semana passada, atingiu US$101 o barril. O biocombustível é visto como opção mais barata e menos poluente.

A mistura usada pela Virgin contém 20% de biocombustível e 80% do combustível tradicional. Segundo Branson, testes apontam que é possível se voar com 40% de biocombustível.