Título: Missão da UE fica no país até dia 13
Autor: Beck, Martha; Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 25/02/2008, Economia, p. 23

Visita para inspecionar fazendas de gado começa com reunião na Agricultura

Martha Beck e Eliane Oliveira

BRASÍLIA. A missão de veterinários da União Européia (UE) que chega hoje ao Brasil para inspecionar fazendas e frigoríficos exportadores de carne começará seu trabalho com uma reunião com o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz. Depois, os inspetores devem viajar pelo país visitando propriedades nos seis estados que vendem carne para a UE: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Segundo o Ministério da Agricultura, os veterinários ficarão no país até 13 de março.

Embora não permita a divulgação de seu itinerário, a missão vai selecionar propriedades de uma lista de 200 que já implantaram o sistema brasileiro de rastreabilidade bovina - acompanhamento do gado desde o nascimento até o abate. Caberá à missão decidir se os europeus devem manter ou suspender o embargo às exportações brasileiras, que começou no dia 1º de fevereiro.

Na avaliação do governo, o embargo não foi imposto por uma preocupação com a questão sanitária, mas para evitar a competição. Sexta-feira, o país entregou uma lista de cerca de 200 propriedades que cumprem integralmente os 49 itens da instrução normativa que estabeleceu os critérios de rastreabilidade. A idéia foi mostrar boa vontade e conseguir o compromisso de uma ampliação gradual desse número.

A proibição de vender para a UE pode provocar um prejuízo em torno de US$80 milhões ao mês para os produtores brasileiros. Segundo o Ministério da Agricultura, o mercado europeu importa cerca de 3% da produção brasileira de carnes.

Hoje, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, receberá uma missão do governo russo para fiscalizar frigoríficos exportadores de carne. A idéia é que os fiscais habilitem mais frigoríficos a vender para o mercado russo, principal comprador do produto brasileiro. Stephanes só deverá se encontrar com a missão da UE no fim dos trabalhos.