Título: Dilma: base deve comandar
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 16/02/2008, O País, p. 10

Controle da CPI por aliados é "da regra do jogo", diz ministra.

SÃO PAULO. A chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu ontem o comando da CPI do Cartão Corporativo pela base aliada, o que, disse ela, é da "regra do jogo". Dilma disse que a CPI terá que comparar os gastos com os do governo anterior para mostrar que as despesas ganharam mais qualidade no governo Lula, além de terem sido reduzidas. Ela fez comparações também com os gastos com cartões de débito do governo José Serra (PSDB) em São Paulo, que proporcionalmente foram maiores que os federais:

- O governo acha a CPI muito importante. Acha que a CPI deve investigar exaustivamente o uso dos chamados recursos de suprimentos para pequenas despesas, que pode ser feito de duas formas: em dinheiro ou cartão. O governo acha que o cartão é uma grande forma de controlar as pequenas despesas, aliás, realizadas por estados, municípios e União. A União está um passo à frente porque não só instituiu o cartão como reduziu as despesas.

Dilma frisou que em 2001, no governo Fernando Henrique, a despesa com cartão ou pagamento em dinheiro foi de R$233 milhões, e caiu para R$177 milhões no atual governo.

- E podia estar menor, (não está) porque houve o censo agropecuário e de pequenos municípios, mais o Pan e toda a segurança do Pan. Estamos absolutamente convictos de que é fundamental que haja uma apuração. Se houve alguma despesa incorreta, que todas as providências sejam tomadas para se permitir uma melhoria qualitativa no gasto.

Ministra: houve "melhora inequívoca" dos gastos

Perguntada se não seria mais democrático o governo permitir uma maior participação da oposição na CPI do Cartão Corporativo, ela reagiu:

- O governo acha que a base governista é extremamente capaz de fazer uma investigação bastante exaustiva. E não teme nenhuma investigação. Tanto que tivemos a iniciativa. Agora, por que pedimos desde 1998? Porque tem que ter um histórico do gasto. Tem que se ter consciência de que houve uma melhora no gasto inequívoca.

A ministra disse que o comando da CPI pelo governo faz parte da "regra do jogo":

- Sabe o que eu acho? Absolutamente natural que a oposição queira isso e o governo aquilo. E acho que é da regra do jogo: é a maioria quem tem que falar. A regra da investigação é da regra do jogo.