Título: Governo assegura maioria na CPI do Cartão
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 16/02/2008, O País, p. 10

GASTOS SEM CONTROLE: PSDB e DEM ameaçam boicote caso governistas insistam em ter cargos de presidente e relator

Das 24 vagas de titulares, 14 deverão ser ocupadas por deputados e senadores da base aliada, e dez da oposição

BRASÍLIA. O governo deverá garantir maioria folgada na CPI mista do Congresso criada para investigar irregularidades no uso dos cartões corporativos. Das 24 vagas de titulares, 14 deverão ser ocupadas por deputados e senadores da base aliada e dez da oposição. Se os governistas insistirem em ficar com os cargos de presidente e relator, PSDB e DEM ameaçam boicotar a instalação da CPI, na próxima semana, e partir para uma investigação paralela no Senado.

- Se quiserem inviabilizar o funcionamento, não nos deixarão alternativa a não ser criar uma CPI no Senado, onde a correlação de forças entre governo e oposição é mais equilibrada - disse o líder do DEM, senador José Agripino (RN): - Não podemos participar de uma farsa.

No Senado, empate entre governo e oposição

A CPI do Cartão Corporativo terá 24 integrantes, incluindo duas vagas de rodízio para as pequenas siglas: uma na Câmara, para o PV, e outra no Senado, para o PSOL. Numa divisão preliminar dos cargos, governo e oposição deverão ficar empatados no Senado: embora o PDT integre oficialmente a base aliada, a bancada pedetista no Senado tem se alinhado mais à oposição, que poderá contar ainda com dois titulares do PSDB, dois do DEM e um do PSOL.

Na base aliada, o PMDB deverá ter três vagas; o PT, duas; e o PTB, uma. Se o líder do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), mantiver a indicação de Neuto de Conto (PMDB-SC) à presidência, o governo perderá um voto entre os senadores - presidente só vota em caso de empate.

Já a distribuição da vagas da CPI entre os deputados é favorável ao governo. Caso sejam seguidas as regras de proporcionalidade da Casa, que consideram o tamanho das bancadas e blocos no início da legislatura, a base indicará oito parlamentares e a oposição, quatro.

Oposição quer disputa política, diz líder do PT

O PMDB poderia indicar dois representantes; o PT, dois; PP, PR, PSB e PDT, um cada. PSDB, DEM, PPS e PV ficariam com uma vaga para cada. O líder petista, deputado Maurício Rands (PE), reiterou ontem a disposição de seu partido de manter a indicação do deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) para relatar a CPI:

- Não será uma CPI contra o governo Lula nem contra o Fernando Henrique. Não há motivo para quebrar a regra democrática. A oposição está patinando, quer apenas disputa política.

Já no Senado, alguns líderes da base não escondem a preocupação com a nova crise que se desenha por causa da falta de entendimento, como o líder do PSB, senador Renato Casagrande (ES). Apesar de afirmar que a indicação de Neuto do Conto para presidir a CPI está mantida, Raupp admite mudanças:

- Segunda-feira teremos posição mais clara. A princípio a indicação do Neuto está mantida, mas estamos conversando.