Título: Criação de lotes teria ingerência de madeireiros
Autor: Brasiliense, Ronaldo
Fonte: O Globo, 24/02/2008, O País, p. 4

Justiça pedirá dados bancários dos denunciados

O MPF também encontrou provas cabais de que há a ingerência do setor madeireiro no processo de criação dos assentamentos do Incra. Mais de dois milhões de hectares de floresta foram destinados ao setor privado dessa forma. Foi calculado pelo Ministério Público Federal o potencial econômico dos assentamentos, que, na verdade, serviriam para a exploração madeireira. Para isso, usou-se como referência a área total manejável dos Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDSs) criados na região. A Justiça vai solicitar à Receita Federal dados bancários de todos os denunciados, de 2004 até hoje.

Procurada pelo GLOBO, a superintendência do Incra no Pará não quis se pronunciar sobre as fraudes em Santarém. A superintendência recorreu contra a liminar da Justiça Federal que interditou os projetos de assentamento criados desde 2005 no oeste do estado.

Já o Ministério de Desenvolvimento Agrário informou, por meio de sua assessoria, que não instauraria qualquer procedimento investigativo sobre as supostas irregularidades.