Título: Sem protestos, Polícia Militar retira caminhões de madeira de Tailândia
Autor: Brasiliense, Ronaldo
Fonte: O Globo, 24/02/2008, O País, p. 4

Sindicato diz que madeireiros não vão tentar impedir operação de transporte

TAILÂNDIA (PA). Os dois primeiros caminhões lotados com toras de madeira apreendida na operação Guardiões da Amazônia, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Sema) deixaram, no final da manhã de ontem, a sede da madeireira Taiplac, na zona urbana de Tailândia, a 235 quilômetros de Belém, sem serem importunados.

Não houve protesto, nenhum incidente, sequer um manifestante nas ruas. Até o fim da tarde, 20 caminhões receberam as toras e seguiram para Belém.

Tailândia, que na terça-feira, 19, havia se transformado num barril de pólvora, com milhares de populares - insuflados pelos madeireiros - saindo às ruas para impedir, com o uso da força, a retirada da madeira, amanheceu quieta e silenciosa. A única movimentação ocorria na PA-150, rodovia que corta a cidade ao meio, onde policiais militares ocupavam pontos estratégicos, inclusive a ponte interditada no dia do protesto.

Os mais de dez carros da Polícia Militar do estado e a tropa de choque mobilizada para dar segurança aos fiscais da Sema que comandaram a operação não tiveram qualquer trabalho.

- Toda a madeira será levada para Belém e leiloada - disse a diretora de fiscalização da Sema, Francisca Eleni Cunha.

Segundo ela, somente os mais de cinco mil metros cúbicos de madeira apreendida na Taiplac estão avaliados em R$2 milhões. Dois fiscais do Ibama chegam a Tailândia no fim da tarde para acompanhar o trabalho.

- As madeireiras não vão boicotar a retirada da madeira e agirão em defesa de seus interesses na Justiça - disse o presidente do Sindicato da Indústria Madeireira de Tailândia (Sindimata), João Batista Medeiros.

Tailândia revela o ineditismo de, após muitos anos, o Ibama e a Secretaria do Meio Ambiente não deixarem o madeireiro infrator como fiel depositário da madeira apreendida. São quase 15 mil metros cúbicos de madeira apreendida sem origem sustentável, sem nota fiscal e sem guias de transporte estocadas nos pátios de sete serrarias, madeira para encher 400 caminhões.

Tailândia será o foco inicial da Operação Arco de Fogo, que começa esta semana para combater o desmatamento na Amazônia. A Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal enviarão equipes à cidade.