Título: Após furto, Petrobras redobra vigilância
Autor: Rosa, Bruno; Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 16/02/2008, Economia, p. 35

Acesso a salas, que já era restrito, ficou ainda mais sujeito a controles.

CAMPOS. A Petrobras decidiu redobrar suas normas de segurança na Unidade de Negócios da Bacia de Campos, em Imbetiba, Macaé, após o furto de equipamentos com informações estratégicas sobre a companhia. O acesso ao conjunto de salas inteligentes passou a ser ainda mais restrito. Em uma dessas salas, é feito trabalho de sísmica e é possível, a partir de projeções com dados enviados por geólogos, estabelecer antecipadamente a potencialidade de um campo a ser explorado.

Em caso de acidente, é possível parar a operação

A sala é equipada com aparelhos ultra-sofisticados. O acesso a ela está restrito aos funcionários do setor, e em caso de visitas, o sistema é desativado e apresentado apenas um demonstrativo didático sobre o serviço. Nela existem informações estratégicas valiosas sobre as bacias de Campos (RJ), Santos (SP) e Espírito Santo.

Uma segunda sala onde todas as plataformas da Bacia de Campos são monitoradas também segue o mesmo padrão de segurança. Nela existe um imenso painel eletrônico, que lembra os filmes sobre a agência espacial americana, a Nasa. As plataformas estão todas apontadas nesse painel e, ao lado, existem telas de LCDs onde os operadores podem acompanhar cada segundo de qualquer uma das unidades em tempo real. O operador pode influir por meio de um sistema de robótica nos principais setores da unidade de produção, podendo até interromper as atividades em casos extremos, como vazamento de óleo ou outro tipo de riscos.

- O acesso a essas salas já era uma coisa hiper-restrita. Agora, isso será ainda mais intensificado diante dos fatos que se apresentam - disse um operador de uma dessas salas.