Título: Foi tudo um blefe malfeito que não funcionou
Autor: Oliveira, Eliane; Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 16/02/2008, Economia, p. 37

PARIS. O brasileiro Jogi Humberto Oshiai, especialista em agronegócio de um escritório de advocacia em Bruxelas, diz que o Brasil mentiu para a Comissão Européia e vai pagar um preço alto por isso até em outros mercados, se não seguir as exigências européias.

A credibilidade do país está muito comprometida?

JOGI OSHIAI: Quem dá garantias às exportações de produto animal e vegetal do Brasil é o Ministério da Agricultura. E a garantia dada ao longo dos anos (para a Comissão Européia) não correspondia à realidade.

Mentiram? Erraram ao acomodar políticos?

OSHIAI: A lista de cerca de 2.700 fazendas é o exemplo (do erro). O Brasil cometeu um pecado capital: o ministro garantiu aos europeus que o Brasil implementara as exigências da UE, e isso não era verdade. Nossa autoridade máxima mentiu, por ter sido mal informado pela missão do brasileira ou por seus próprios assessores. O infeliz do ministro, que não tem experiência na área agrícola, acabou se desgastando e perdendo credibilidade. O Brasil perdeu credibilidade.

A missão brasileira desta semana foi inútil?

OSHIAI: Não sei exatamente o que o Brasil está tentando negociar.Também não entendo a ameaça do Itamaraty de abrir um caso na OMC. Não há brecha jurídica para isso. Foi tudo um blefe malfeito que não funcionou.

Isso piora a situação?

OSHIAI: Sim, porque são atitudes políticas, quando a questão que está sendo discutida é técnica. O Brasil não estava conforme às exigências sanitárias da UE.

Pode haver um efeito em outros mercados?

OSHIAI: É uma bola de neve, já que a UE praticamente dita as regras sanitárias no mundo. Por isso, o Brasil precisa tentar implementar logo as exigências. Se não exportar para a UE, outros países deixarão de comprar. (Deborah Berlinck)