Título: Idéia é fazer pente-fino nas fazendas
Autor: Oliveira, Eliane; Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 16/02/2008, Economia, p. 37

BRASÍLIA. A fiscalização em massa nas certificadoras, realizada ano passado e que resultou na eliminação de várias empresas - de 71 firmas, o número caiu para 49 -, está se repetindo nas propriedades rurais, e não apenas naquelas que já eram habilitadas a exportar para a União Européia. A idéia é fazer um pente-fino nas fazendas e eliminar as que não estiverem seguindo à risca as exigências do sistema de rastreabilidade.

A informação é do coordenador do Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), Serguei Brener. Ele explicou que, no caso das certificadoras (avalistas do produtor rural interessado em exportar), a fiscalização vai continuar. Espera-se que o processo seja concluído até março.

- De forma geral, os problemas encontrados são referentes à ausência de registros que deveriam estar disponíveis na fazenda - disse Brener.

Já Paulo Hora, da Associação das Empresas de Certificação e Rastreabilidade Agropecuária (Acerta), defendeu a categoria, mas reconheceu que há empresas que deveriam mesmo ser excluídas do sistema. (E.O.)