Título: Lula intensificará agenda de viagens pelo país
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 24/02/2008, O País, p. 17

Em ano eleitoral, presidente cumpre maratona de eventos para fazer propaganda de iniciativas do seu governo

BRASÍLIA. Valendo-se de mais um momento de alta na sua popularidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com o pé na estrada para mostrar os canteiros de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e os investimentos do governo na área social. Num período de pré-campanha eleitoral, o presidente tem reservado pelo menos dois dias na semana para percorrer o país, dando visibilidade aos feitos de seu governo, sempre acompanhado de políticos locais. Nas próximas três semanas, dez dias foram reservados para viagens a sete estados, sendo que, por São Paulo e pelo Rio de Janeiro, Lula passará duas vezes.

Na agenda, visitas à América Latina, à Europa e à África

Depois dessa maratona nacional, Lula - que retornou ontem de mais uma viagem de dois dias à Argentina - retomará em março a agenda internacional. Em dois meses, entre março e maio, ele deverá visitar seis países, passando pelo menos 15 dias fora. Nesse tour internacional estão incluídos países latino-americanos, africanos e também Holanda e Inglaterra.

Desde o primeiro ano de governo, Lula diz que é preciso percorrer o país para conhecer os problemas de cada região. Com dez dias no poder, liderou uma caravana a Teresina e Recife para que os ministros conhecessem áreas de extrema pobreza, que necessitavam de uma intervenção do poder público.

Na semana passada, durante visita ao Espírito Santo, Lula afirmou não ter tempo para se preocupar com a CPI do Cartão Corporativo porque o seu papel é andar pelo Brasil.