Título: Polícia do Rio prende Tuchinha em Aracaju
Autor: Araújo, Vera; Moreira, Jaciara; Mendes, Taís
Fonte: O Globo, 24/02/2008, Rio, p. 22

Traficante da Mangueira, um dos autores do último samba-enredo da verde-e-rosa, estava em casa alugada na orla

O traficante Francisco Testas Monteiro, o Tuchinha, de 43 anos, foi preso no início da manhã de ontem em Aracaju, Sergipe, por policiais da Delegacia Anti-Seqüestro (DAS). Apontado como o chefe do tráfico no Morro da Mangueira, ele estava escondido com a mulher e a filha numa casa no bairro de Aruana, na orla da cidade. Tuchinha estava em liberdade condicional até outubro do ano passado, quando uma investigação da 17ª DP (São Cristóvão) comprovou que ele continuava à frente da quadrilha de traficantes da Mangueira. O bandido é um dos autores do samba-enredo apresentado pela verde-e-rosa este ano. Seu nome artístico é Francisco do Pagode. Segundo inquérito policial, ele usaria um camarote na quadra da escola como escritório.

A operação em Aracaju contou com a participação de agentes federais de São Paulo e Sergipe. Segundo o delegado Fernando Moraes, titular da DAS, a polícia chegou a Tuchinha porque investigava o seqüestro dele, ocorrido em fevereiro de 2007. Na época, o traficante foi chamado para prestar depoimento, mas se recusou a ir, mandando um advogado à delegacia para desmentir o seqüestro. Em depoimento ontem, o bandido voltou a evitar o assunto.

¿ Doutor, eu tenho família ¿ respondeu Tuchinha ao delegado Fernando Moraes, ao ser indagado sobre o seqüestro.

Na avaliação de policiais, o traficante não quis informar quem foram seus seqüestradores por temer represálias.

Há seis meses, investigadores descobriram que Tuchinha vinha dividindo seu tempo entre o Morro da Mangueira, Aracaju e Bahia ¿ onde ele teria, inclusive, passado o carnaval. Para efetuar a prisão, policiais passaram uma semana monitorando a casa alugada por Tuchinha. Ele pagava R$1,3 mil por mês pelo imóvel, que chama a atenção por seu tamanho: só de área externa, são 1.500 metros quadrados. A segurança não foi deixada de lado pelo traficante: o muro que cerca a residência tem até cerca elétrica.

Bandido estaria fugindo da segurança do PAC

Ainda segundo a investigação, Tuchinha estaria no Nordeste para evitar ser preso em operações policiais que estão sendo realizadas para garantir a segurança das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. As obras serão lançadas no dia 7 de março.

Tuchinha foi condenado a 43 anos de prisão por tráfico e formação de quadrilha. Ele cumpriu mais de um terço da pena ¿ 17 anos ¿ e, em julho de 2006, deixou a penitenciária de segurança máxima Bangu I, no complexo de Gericinó, a bordo de um Mercedes-Benz. O bandido foi beneficiado pelo livramento condicional, concedido pelo juiz auxiliar da Vara de Execuções Penais (VEP) do Rio, Ludovico Couto Colacino. Previsto no Código Penal, o benefício é dado aos condenados que não forem reincidentes e tiverem bons antecedentes.

A previsão era de que o criminoso seria trazido para o Rio, num vôo comercial, ainda ontem. A chegada seria no fim da tarde.