Título: Oposição opta por senadores mais agressivos
Autor: Lima, Maria; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 17/02/2008, O País, p. 8

"Se for investigação de brincadeirinha, estou fora" diz Demóstenes.

BRASÍLIA. Do lado da oposição, os líderes estão escolhendo a dedo os senadores mais agressivos. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), cogita alguns nomes, entre eles Marisa Serrano (MS) e Álvaro Dias (PR), este com longa experiência com o tema cartão corporativo. Como um dos suplentes do PSDB, está cotado Marconi Perillo (GO). Virgílio considera que o DEM não pode deixar de indicar o senador Demóstenes Torres (GO).

- Se me indicarem não fujo, mas se for para valer. Se for investigação de brincadeirinha, estou fora - diz Demóstenes, algoz ferino do governo em CPIs.

Na Câmara, o novo líder do PSDB, José Aníbal (SP), escolherá os indicados enfrentando a divisão na bancada - uma turma mais acirrada, querendo investigar tudo, e outra mais moderada. No DEM da Câmara, o futuro novo líder ACM Neto (BA) terá tarefa difícil, com vários candidatos do estilo "pitbull" ao cargo, como o atual líder Onyx Lorenzoni (RS).

Luiz Sérgio, relator indicado pelo PT, começou a militância no sindicalismo e foi prefeito de Angra dos Reis. Como Nilson Mourão, tem uma militância forte na Igreja Católica, na Ação Católica Operária e em Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Luiz Sérgio: "Não temos compromisso com as eleições"

Uma preocupação é não deixar que a CPI contamine as eleições de outubro ou que invada a intimidade do presidente Lula e seus familiares.

- Quem se dispuser a fazer um trabalho pensando nas eleições, não vai dar certo. Nosso compromisso é com a sociedade, não com as eleições - disse Luiz Sérgio.

- Uma CPI é um moedor de carne. O primeiro conselho que daria ao Luiz Sérgio é que mantenha a calma. Ele vai enfrentar críticas nas ruas - disse Marco Maia (PT-RS), que foi relator da CPI do Apagão Aéreo.

Calouro em CPIs, o petista Paulo Teixeira (SP) disse que não vai se intimidar. Integrante do grupo da ministra do Turismo, Marta Suplicy, ele foi vereador e deputado estadual e está no primeiro mandato federal. Foi secretário de Habitação de Marta na prefeitura de São Paulo:

- Se eles colocarem lá seus pitbulls, não vou bater boca.

O peemedebista Neuto de Conto, provável presidente da CPI, assumiu o mandato de senador graças à eleição do titular da vaga, o tucano Leonel Pavan, como vice-governador de Santa Catarina. Sua atuação é discreta e seu rosto desconhecido no plano nacional. Ele responde a uma ação penal no Supremo Tribunal Federal por crime contra o sistema financeiro. Defende-se dizendo que aguarda há mais de 11 anos para ser ouvido e que o processo estaria prescrito.