Título: Incra diz que ONG foi indicada por Fetraf-Brasil
Autor:
Fonte: O Globo, 17/02/2008, O País, p. 9

Em ata, dirigentes da entidade admitiram irregularidades.

O presidente do Incra, Rolf Hackbart, um petista ligado a movimentos de sem-terra, afirma que o Infas não foi escolhido por sua ligação com o PT, e sim por indicação da Fetraf-Brasil, federação que reúne mil sindicatos de trabalhadores rurais - inaugurada, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005, e liderada por petistas.

Ainda segundo a revista "Época", em ata da última assembléia do Ifas, em dezembro passado, dirigentes da ONG e da federação afirmam que o dinheiro repassado ao instituto também paga contas da Fetraf-Brasil e reconhecem que o convênio não está sendo cumprido. "Se o Ifas e a Fetraf-Brasil continuar (sic) gerenciando os convênios como está (sic), teremos vida muito curta", diz um dos dirigentes da ONG, Francisco Lucena. "O Ifas passou a pagar dívidas da Fetraf-Brasil, misturando as gestões", declara Francisco Ferreira, dirigente da Fetraf no Pará. Na assembléia, a coordenação do Ifas foi substituída.

- Não posso garantir que não houve desvio de dinheiro antes da minha chegada - afirmou o atual coordenador do instituto, Antônio Pereira das Chagas.

Casa onde funcionaria a ONG estava fechada

O procurador da República em Goiânia Raphael Perissé relata na petição à Justiça Federal que esteve no endereço do instituto e encontrou a casa fechada: "De vestígios de existência e atuação do Ifas, somente o resto de um cartaz rasgado ainda pendente no muro", diz o procurador na ação.

- Depois que saiu a decisão judicial, eles voltaram a freqüentar o local - afirmou o procurador aos repórteres da revista "Época".

Para Perissé, outro indício de fraude é que, embora o contrato tenha sido assinado em dezembro de 2006, o Ifas só apresentou um plano de trabalho dez meses depois, em outubro de 2007.

ONG foi fundada por um grupo de 12 petistas

Em maio passado, a ONG fechou contrato de R$4 milhões com a Petrobras, para ensinar trabalhadores rurais de Minas Gerais, Ceará e Bahia a plantar mamona para a produção de biodiesel.

O Ifas foi fundado em 1985 por um grupo de 12 petistas, entre os quais Delúbio Soares. O primeiro presidente foi Hamilton Pereira da Silva, conhecido como Pedro Tierra, um dos fundadores do PT que afirma ser amigo do presidente Lula. Até maio passado presidente da Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido, Hamilton é hoje secretário de Articulação Institucional do Ministério do Meio Ambiente.