Título: Serra lidera sondagens para 2010
Autor: Vizeu, Rodrigo
Fonte: O Globo, 19/02/2008, O País, p. 4

Petistas têm desempenho fraco em pesquisa; Ciro ganharia de Aécio.

BRASÍLIA e SÃO PAULO. A alta popularidade e o potencial de transferência de votos do presidente Lula hoje não garantiriam a vitória de um petista para sucedê-lo. Em pesquisa sobre as eleições de 2010, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera em três dos quatro cenários montados pelo Sensus, enquanto os nomes mais prováveis do PT têm desempenhos sofríveis. O governador tucano Aécio Neves, de Minas, também tem desempenho fraco.

No primeiro cenário, Serra tem 38,2% das preferências, tendo como adversários o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), com 18,5%; a ex-senadora pelo PSOL Heloísa Helena, com 12,8%; e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, com 4,5%. O desempenho dos candidatos é mantido, nessa mesma ordem, nos cenários em que o candidato do PT é o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), que teria 3,4% , e Tarso Genro (Justiça), com 4,9%.

O PSDB só não teria a liderança com Aécio Neves como candidato, hoje. Neste caso, Ciro lideraria a disputa, com 25,8%, seguido de Heloísa Helena (19,1%). Aécio (16,6%) só ficaria na frente de Dilma, que teria 5,4%.

Serra comemorou o resultado, mas disse que a pesquisa não muda o quadro pré-eleitoral, lembrando que é muito cedo para discutir 2010:

- Naturalmente me agrada ser bem considerado pela população, mas tenho claro que isso não antecipa qualquer decisão ou encaminhamento predeterminado para 2010.

Serra ganharia de Ciro em segundo turno

A avaliação da CNT/Sensus fez projeções de segundo turno. Em uma disputa entre Serra e Patrus, o governador paulista hoje derrotaria o ministro que comanda o Bolsa Família por 59,1% a 8%. O tucano demonstra força ainda nos cenários em que tem como adversários Dilma Rousseff (57,9% a 9,2%) e Tarso Genro (57,5% a 10,1%).

Com a hipótese de Aécio ser o nome do PSDB, ele derrotaria Dilma, num eventual segundo turno, por 36,9% contra 14,5%. O governador mineiro levaria a melhor ainda contra Tarso (36,1% a 15,5%). Num segundo turno entre Serra e Ciro, a vantagem seria do governador, com 46,5% das preferências, contra 25,5% do deputado e ex-ministro da Integração Nacional.

Na pesquisa espontânea, na qual não é apresentada lista e o entrevistado cita um nome, Lula é o primeiro colocado, com 18,6% das menções, apesar de não poder disputar um terceiro mandato. Os tucanos aparecem em seguida: Serra tem 5,1%, Aécio, 3% e Alckmin, 2,1%. Os eleitores lembraram ainda de Ciro (1,2%), do ex-presidente Fernando Henrique (1%), de Heloísa Helena (0,6%) e do senador e ex-presidente Fernando Collor (0,5%).

Os petistas aparecem na lanterna: Patrus tem 0,4%, Dilma soma 0,2% e a ministra do Turismo, Marta Suplicy, 0,1%.

www.oglobo.com.br/pais