Título: São Paulo e Rio prontos para o pior
Autor: Couto, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 29/04/2009, Mundo, p. 22

Os governos de São Paulo e do Rio de Janeiro já admitem a possibilidade da pandemia de gripe suína chegar com força total ao Brasil e começaram desde ontem a montar um esquema para atender casos suspeitos da doença. Os pacientes com sintomas que desembarcarem no Aeroporto de Galeão, no Rio de Janeiro, serão encaminhados a três hospitais, que já têm leitos reservados. Em São Paulo, oito hospitais estão preparados para enfrentar o mal.

Ontem à tarde, dois infectologistas do Hospital Emílio Ribas seguiram de São Paulo para o Rio para atender dois pacientes da mesma família que apresentaram sintomas da doença, depois de contato com mexicanos. Na capital fluminense, o governo estadual reservou 40 leitos de enfermaria e 20 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) só no Instituto Estadual de Infectologia. Já o Hospital Universitário Pedro Ernesto ofereceu 20 leitos de isolamento.

Em São Paulo, um paciente continua fazendo exames para atestar se foi contaminado pelo vírus da gripe suína. Apesar de o Ministério da Saúde e o governador José Serra (PSDB) terem descartado essa possibilidade, o Emílio Ribas ¿ onde o jovem encontra-se internado desde sábado ¿ trata o paciente como suspeito de ser portador. O rapaz está isolado numa UTI de entrada restrita e todos os médicos e enfermeiros que têm acesso a ele usam máscaras e luvas de proteção. ¿De todos os sintomas que a doença, ele só não tem a febre forte¿, disse o médico infectologista Carlos Cantagalo.

Observação Segundo a coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Clélia Maria Aranda, o paciente aguardando o resultado de exames. ¿Estamos com uma pessoa no Hospital Emílio Ribas que não cumpre a definição de caso de suspeita, mas foi um caso inicial e nós ainda aguardamos exames. E outras que foram avaliadas e foram dispensadas. Duas ficaram em observação, mas devem ser dispensadas em breve¿, ressaltou.

Além dos casos na capital, a Secretaria de Saúde de São Paulo notificou quatro no interior. ¿Fizemos um alerta para todos os serviços do estado de São Paulo para que, a partir da identificação de casos suspeitos, façam uma notificação imediata ao Centro de Vigilância Epidemiológica. Nós só temos notícias dessas pessoas no Emílio Ribas e três ou quatro no interior que não se confirmaram como suspeitas¿, disse Célia Maria. É considerada suspeita uma pessoa procedente das áreas de risco, que tenha apresentado febre, dificuldade de respiração, tosse ou dor no corpo.

Até o fim da tarde de ontem, as autoridades do Rio haviam anunciado quatro suspeitas: o caso da mulher que veio de Miami e deu entrada com sintomas da doença no Hospital Copa D\'or, em Copacabana; e o de uma moradora de Volta Redonda, que viajou para Cancún (México) e está isolada. Dois casos incluem moradores do interior que teriam feito uma excursão à Cidade do México. ¿Estamos convivendo com a possibilidade de pandemia. Já estamos retardando cirurgias simples para termos leitos disponíveis¿, afirmou o secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Cortês.