Título: O pregador da renda mínima
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 22/02/2008, O País, p. 8

Suplicy exibe filme de ida ao Iraque em defesa de projeto.

BRASÍLIA. A viúva do embaixador Sérgio Vieira de Melo, a argentina Carolina Larriera, diplomatas iraquianos e senadores assistiram ontem, em primeira mão, ao documentário do jornalista Sérgio Kalili sobre a viagem de três dias do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) a Bagdá, em janeiro. Com 20 minutos de duração, o filmete, exibido na Comissão de Relações Exteriores e na TV Senado, mostra um destemido Suplicy, de capacete e colete à prova de balas pesando 15 quilos, no deslocamento do aeroporto até a zona verde, onde se encontrou com autoridades iraquianas para convencê-las a adotar lá seu programa de renda básica.

O próximo capítulo dessa peregrinação em defesa da renda mínima será em Boston, dia 9 de março, quando ele pretende se encontrar com Barak Obama, que tenta a indicação do Partido Democrata para disputar a Presidência dos EUA, e com a cientista política Samantha Power, uma das colaboradoras de Obama.

- Vou dizer a Samantha que, onde Barak estiver e tiver um tempinho, eu vou me encontrar com ele para lhe dizer da importância da renda básica para os iraquianos - disse Suplicy.

O documentário começa com Suplicy ao lado do embaixador brasileiro no Iraque, Bernardo Azevedo Brito, sobrevoando a capital. No encontro com o ministro do Planejamento, Ali Ghalib Baban, o petista disse-lhe que sua idéia tem o apoio de artistas, intelectuais e economistas do mundo inteiro.

- E já foi adotado no Brasil? - perguntou Baban.

- Ainda não, vai ser implantado em etapas - disse Suplicy, provocando a piada do presidente da Comissão, senador Heráclito Fortes (DEM-PI):

- A primeira foi o cartão corporativo.

Um dos encontros de Suplicy no Iraque foi com o presidente do Conselho de Representantes, Mahmoud Al-Mashhadani., que não escondeu o espanto quando o petista começou a entoar "Blowing in The Wind", de Bob Dylan.

- Ele me deu a permissão e eu encerrei meu discurso cantando... Pude sentir que ele se emocionou de verdade - contou Suplicy.