Título: Temporão: proibição a fumo em local fechado é questão de saúde pública
Autor:
Fonte: O Globo, 22/02/2008, O País, p. 10

Ministro lança novo modelo de gestão da saúde e defende projeto de lei.

BRASÍLIA. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, voltou a defender ontem a proibição de fumódromos em lugares fechados. Ele afirmou que não se trata de uma afronta a liberdades individuais, e sim de uma "questão de saúde pública". Temporão confirmou que até o fim do mês o governo enviará ao Congresso projeto de lei banindo o fumo em locais fechados. As declarações foram dadas ontem, após o lançamento do modelo de gestão administrativa do Mais Saúde, o PAC da Saúde.

- Não há nível seguro de consumo de cigarro, e não me parece razoável que uma pessoa que não fuma seja obrigada a ficar do lado de um fumante e fumar junto com ele. Isso não é uma questão de liberdade individual. É uma questão de saúde pública. O mundo inteiro está proibindo o cigarro em ambiente fechado, e o Brasil vai seguir o mesmo caminho - disse o ministro, frisando que 250 mil pessoas morrem por ano no país por doenças ligadas ao cigarro.

O Mais Saúde tem como finalidade ampliar o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo novo modelo de gestão, Temporão poderá cobrar metas de seus subordinados e alterar as atribuições no ministério no caso de projetos que tenham a execução atrasada. Também será incentivada a integração de áreas no setor em prol de ações prioritárias. Além disso, será criado, em junho, um sistema que permitirá o acompanhamento da execução do PAC da Saúde pela sociedade.