Título: Biscaia deixará Secretaria nacional de Segurança
Autor:
Fonte: O Globo, 21/02/2008, O País, p. 8
Petista entregará hoje o cargo para assumir vaga de deputado como suplente de Santos
BRASÍLIA. O secretário nacional de Segurança Pública, Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), deixa hoje o cargo para assumir a vaga de deputado federal deixada pelo recém-empossado ministro da Igualdade Racial, Edson Santos. Biscaia é o primeiro suplente e deixará para trás o comando do principal programa de segurança pública do governo, o Pronasci, que começa a implementar suas primeiras ações. O programa, também chamado de PAC da Segurança, prevê investimentos de R$6,7 bilhões até 2012 e foi um dos poucos que escaparam de cortes orçamentários após o fim da CPMF.
Biscaia, que não conseguiu se reeleger deputado em 2006, disse que ainda estava considerando os prós e os contras de assumir o mandato de deputado, mas que sua recusa o poria no fim da fila dos suplentes. Além disso, o PT perderia uma preciosa vaga na Câmara dos Deputados, já que o segundo e o terceiro suplentes de Santos são do PSB. Antes de assumir a Secretaria de Segurança, Biscaia foi secretário nacional de Justiça.
Para o líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), a presença de Biscaia em um ano que promete ser conturbado no Congresso é fundamental:
- O Biscaia foi um deputado tão bom e um secretário tão bom que agora, na Comissão de Constituição e Justiça, da qual ele foi presidente, vai poder somar essas duas experiências bem-sucedidas focando o avanço do Pronasci.