Título: Terceirizados da família Zoghbi
Autor: Rocha, Marcelo; Brito, Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 30/04/2009, Política, p. 02

Nas mãos de laranjas ligadas ao ex-diretor da Casa, a Contact, empresa especializada em negociar empréstimos consignados, deu a intermediários poderes de administrar contas até no exterior

O ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi é adepto da terceirização. Assim fez ao receber um apartamento funcional na Asa Norte, onde instalou um dos filhos. Na última semana, revelou-se que ele colocou uma senhora de 83 anos, sua ex-babá, como sócia majoritária de empresa que intermediou negócios entre o Senado e instituições financeiras na área que estava sob seu comando (leia mais na página 3). Documentos obtidos pelo Correio indicam que a empresa da babá deu plenos poderes a terceiros para administrar os milhões de reais recebidos dos bancos e, até mesmo, remetê-los para fora do país. A presença desses novos intermediários no negócio disfarça ainda mais os laços de Zoghbi com a empresa.

Criada em 2006, a Contact nomeou as administradoras Carlota Zaíra Solino Fonseca e Marlise Teresinha Von Borstel para movimentar as contas mantidas pela empresa em agências do Bradesco e do Unibanco. Carlota e Marlise têm, entre outros, poderes poderes para realizar saques, resgates financeiros, assinar e endossar cheques, preencher cadastros, solicitar extratos, alterar senhas de acesso. Pelo contrato público, as duas ainda têm autonomia para ¿promover e efetuar remessas de numerários a favor da outorgante (Contact)¿, conforme procuração registrada num cartório de Brasília em junho de 2008.

A última edição da revista Época mostrou que a Contact já faturou cerca de R$ 2,3 milhões ao intermediar contrato entre o Banco Cruzeiro do Sul e o Senado para oferecer empréstimo consignado aos servidores da Casa. Zoghbi cuidava pessoalmente de alguns contratos. A Contact é a maior correspondente bancária de empréstimos consignados que atua na Casa. Depois de 15 anos, o ex-diretor deixou o comando do RH do Senado após a revelação do Correio de que cedera um amplo e confortável apartamento funcional a um dos filhos enquanto residia numa mansão no Lago Sul. A babá, Maria Izabel Gomes, mora com ele nesse endereço.

Zoghbi admitiu que a Contact, na verdade, pertence a dois filhos, embora eles não apareçam como sócios formais. Justificou a manobra sob o argumento de que servidores públicos não podem ser donos de empresas que negociam com a administração pública e, daí, a decisão de registrar a Contact no nome de Maria Izabel. Após a divulgação dos negócios feitos às escondidas por Zoghbi, o Senado abriu duas sindicâncias para investigá-lo. O funcionário está sujeito à expulsão do serviço público.

Escritório Apesar de Maria Izabel ser a sócia majoritária, a ex-bancária Bianka Machado e Dias, outra pessoa na sociedade, é a administradora formal da Contact. Foi ela quem, segundo os registros cartoriais, transferiu poderes pela gestão das contas bancárias da empresa. Pela manhã, o Correio visitou o modesto escritório da Contact ¿ algo em torno de 30 m² ¿ no Edifício Central Park, no Setor Comercial Norte. Havia duas funcionárias. Bianka não estava. A informação é de que ela tinha saído para prospectar negócios. A reportagem ligou várias vezes ao longo do dia e esteve em sua casa, no Guará II, mas ela não retornou os recados.

Perguntada sobre as administradoras Carlota Zaíra e Marlise Teresinha, uma das funcionárias da Contact afirmou que não as conhecia. Carlota Zaíra é moradora do Riacho Fundo. Ela não foi encontrada no endereço. Também não retornou ao recado deixado com o porteiro do prédio. Marlise Teresinha, por sua vez, foi encontrada no celular, mas desligou o telefone tão logo a reportagem se identificou. De férias do Senado, Zoghbi não foi encontrado.

"A Contact e as duas DMZ são empresas dos meus filhos. eles as registraram em nome da minha `mãe preta¿ (a babá Maria Izabel, de 83 anos )"

João Carlos Zoghbi, ex-diretor de Recursos Humanos do Senado, à revista Época

O número R$ 2,3 mi teriam sido pagos pelo Banco Cruzeiro do Sul à empresa Contact referentes a negócios com o Senado