Título: Dilma tem todas as condições de ser candidata
Autor: Moreno, Jorge Bastos
Fonte: O Globo, 23/02/2008, O País, p. 8

O presidente já falou do nome da Dilma com o senhor?

SARNEY: Nunca o ouvi falar nome algum. Mas a ministra Dilma tem todas as condições para ser candidata: bagagem de experiência, vivência de governo, comando das ações do PAC. Não tem por que não ser.

O feeling do senhor diz que quem seria o candidato do PSDB: Aécio ou Serra?

SARNEY: Não sei vislumbrar. São duas figuras expressivas da política brasileira. Governadores de São Paulo sempre foram candidatos à Presidência. De Minas também. É um páreo difícil. Aécio é uma liderança nova, chegou com força e está fazendo grande administração. Serra tem o recall da última eleição.

Fernando Henrique Cardoso pode influenciar na escolha?

SARNEY: Dentro de seu partido, ele tem influência grande. Sob o ponto de vista eleitoral, acho que os candidatos têm mais do que ele.

Nas eleições americanas, o senhor torce pelos democratas. Obama ou Hillary Clinton?

SARNEY: É bom que a gente veja nomes como o Obama, a começar pelo seu nome, muçulmano. Ele tem o nome Hussein, que tirou, e Barack, judeu. É de minoria racial, um homem inteligente, que abriu com força seu caminho. Por outro lado, não podemos deixar de reconhecer a fantástica presença de uma mulher brilhante disputando a Presidência. Qualquer um será uma mudança fantástica.

Como descreveria o afastamento de Fidel Castro?

SARNEY: É uma página que se encerra da história de Cuba e da América Latina. Ele ocupou, como figura lendária, a história do continente. Mas sabe que o tempo dele passou, é uma página da história, não teve sucesso. Agora, o que vai acontecer, ninguém sabe. A presença de Fidel é tão definitiva que vai passar além da sua morte.

www.oglobo.com.br/pais